Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
A previsão de chuvas moderadas a intensas se mantém na manhã desta sexta-feira, no Grande Recife e Zona da Mata Norte e Sul, devendo se estender para o Agreste pernambucano. Um novo boletim da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) será emitido nesta manhã, informando se o alerta se mantém por mais 24 horas. As chuvas desta quinta alagaram várias ruas da região metropolitana, provocaram congestionamentos e acidentes. O município de Olinda foi o que mais sofreu, tendo registrado índice pluviométrico de 52 milímetros em apenas 12 horas. Em Camaragibe choveu 50 milímetros, no mesmo período, e no Recife, 47 milímetros.
Apesar dos altos índices pluviométricos, raios e trovões, a Apac destaca que as chuvas são comuns, nesta época. “Não se trata de nenhuma anomalia. Dois sistemas estão em atuação: O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical. Sozinhos, eles já provocam muitas chuvas e juntos, os índices são ainda mais altos”, observa a meteorologista Edvânia Santos. “O vórtice tanto pode provocar quanto inibir a chuva, é difícil prever, ele se desloca rapidamente. Hoje (ontem) a indicação é de que vai continuar chovendo, mas teremos de atualizar a previsão logo cedo”. A presença de rajadas de ventos também é comum nessa situação.
O alerta da Apac é emitido quando pode trazer transtornos à população – em geral quando as precipitações podem ultrapassar os 30 milímetros. E os transtornos foram muitos. Em Olinda, houve registro de alagamentos em diversos pontos, como a PE-22, a PE-15 (onde o canal transbordou) e a Avenida Presidente Kennedy.
Leitores do ComuniQ enviaram fotos e vídeos mostrando a situação. Como Gilberto Luna, que comentou: “Trânsito lento próximo ao viaduto da PE-22, devido ao acúmulo de água na pista. A lentidão também se deve à fuga dos carros da PE-15, evitando o alagamento que fica embaixo do viaduto da PE-22”. E cobrou: “DER, cadê a limpeza do sistema de drenagem da rodovia PE-15 ?”.
No Recife, foram registrados alagamentos nas avenidas Recife, Agamenon Magalhães, Norte, Rui Barbosa e em vias de bairros como Nova Descoberta, Várzea, Pina e Encruzilhada. O acúmulo de água gerou engarrafamentos em vários pontos.
TRÂNSITO
Conforme a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), 35 semáforos apresentaram falhas, ontem, quando a média de ocorrência em dias comuns é de dez a 15 semáforos com falhas pontuais. No total, o Recife conta com 663 semáforos, sendo que 451 deles possuem nobreaks, que permitem o funcionamento ao equipamento em caso de falta de energia.
Já o número de acidentes (27) ficou dentro da média diária. Foram oito ocorrências com vítimas, uma fatal – um motociclista que se chocou contra um caminhão na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira.
Mesmo com todos esses transtornos, os órgãos de defesa civil do Estado (Codecipe) e do Recife não registraram nenhuma ocorrência referente a ação das chuvas, como deslizamentos ou queda de barreiras. Contudo, os moradores da área de risco devem continuar atentos.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário