Com preços em baixa, mercado de imóveis quer negociar

1O início do ano está propício para quem quer – e pode – comprar imóveis. Afetadas pelo contexto recessivo da economia, construtoras querem negociar o que ainda não venderam e estão dispostas a negociar. Nesta quarta (6), números do Índice Fipezap confirmaram essa estagnação que o mercado enfrenta no País. Em 20 cidades, houve queda real de 8,48% no preços de casas e apartamentos. No Recife, a retração foi ainda mais acentuada, de 10,68%.

Os percentuais se referem ao cálculo que inclui a variação anual dos preços médios do metro quadrado nas cidades: a alta foi de 1,32% em 2015; para o Recife, de 0,04%. Desse resultado, se descontou a inflação oficial do País, medida pelo IPCA e que ficou em 10,72%. Não foi usado o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que ficou em 7,22% – se fosse com ele, a conta do recuo do preço teria ficado em 5,9% para a média geral e 7,18% para o Recife.

Segundo o coordenador da pesquisa, Eduardo Zylberstajn, o resultado acompanha o contexto recessivo da economia, somando fatores como alta do desemprego e elevação das taxas de juros. O mesmo se repete no Recife, ainda que a capital pernambucana se mantenha como a sexta cidade com o m² mais caro do País (R$ 6.003).“Já vínhamos sentindo isso, a economia está toda parada. As pessoas não têm segurança para investir e os bancos estão mais criteriosos. E nosso produto requer um investimento alto”, explica o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi PE), André Callou.

O empresário diz que as construtoras continuarão apostando em condições especiais e atrativos como quitação de documentação para movimentar os estoques. Em relação aos preços, ele acredita que a estabilidade só será quebrada quando as empresas não conseguirem mais absorver os aumentos de custos, o que deve ocorrer entre os segundos e terceiros trimestres deste ano.

ACOMODAÇÃO – Vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci PE), Petrus Mendonça diz que a fase é boa para o comprador ou locatário negociar melhor os preços, especialmente com imóveis avaliados por profissionais da área, que determinam um preço dentro da realidade da economia local. Segundo Petrus, ainda há especulação por parte de proprietários que compraram um imóvel quando o mercado estava aquecido e tentam vender por preços iguais ou maiores do que compraram, sem sucesso. “A acomodação de preços já vinha ocorrendo e o contexto econômico acelerou o processo. Quem optar pela especulação vai sair perdendo”, pontua.

Fonte: JC

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.