Comércio volta a ter lucro com a usina
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
No comércio de Joaquim Nabuco, cidade-sede da usina Pumaty/Agrocan, os trabalhadores ainda sentem aperto nas contas, mas já começaram a perceber melhora nas vendas. Na feira livre, José Carlos Durval, de 45 anos, precisou aumentar a quantidade de mercadorias.
“Quando a usina parou de funcionar, foi muito ruim para nós. Tivemos que diminuir a mercadoria, porque muita gente foi embora para o Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, e ficaram poucas familias. Aí quando voltou a funcionar melhorou um pouco. Não está como era antigamente, porque se sabe que o movimento está fraco para todo mundo”, comentou. Para amenizar as perdas da parada da usina, os feirantes passaram a chegar ao centro do município na quinta-feira para esticar até o sábado.
Quem sentiu bastante o fechamento da unidade fabril foi o mercadinho Tudo Tem, de Maria Antonieta Brandão, 64. Ela precisou demitir oito de seus 15 funcionários no primeiro momento após o fechamento da usina. “Antes, as vendas eram bem melhores. Depois que a usina Pumaty fechou, o comércio caiu acho que 90%. Agora que ela está retornando, melhorou um pouco. Eu cheguei a ter 15 funcionários, e hoje eu só tenho seis mais a família, que me ajuda”, contou. “Se tivesse mais uma empresa grande aqui na região, seria melhor ainda para o comércio”, acrescentou.
Já o comerciante Jario Manoel da Silva, 28, quase fechou sua loja de artigos eletrônicos no período em que a cidade ficou sem a atividade da Pumaty e se mostrou um pouco mais esperançoso. “Ficou muito difícil. Eu esticava o rendimento um pouquinho de um lado, um pouquinho do outro e quase fechei as portas. Hoje melhorou uns 40%. Vamos andando devagarinho. Não chegou ao que era antes, mas está chegando”, afirmou, animado, Manoel.
Fonte: Folhape
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário