Comissão do impeachment no Senado apresenta novo cronograma

1A comissão especial do Senado ouviu nesta quarta-feira (22) mais três testemunhas de defesa do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT): Robson Azevedo Rung, analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Orçamento Federal; Luiz Antonio de Souza Cordeiro, secretário de Organização Institucional do Ministério da Defesa; e Luciano Carlos de Almeida, representante da Justiça do Trabalho.

O relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), também apresentou uma previsão do cronograma das próximas sessões, aprovado pelos senadores. Dilma deve prestar depoimento no dia 6 de julho:

Segunda (27): prazo de entrega do laudo da perícia;
Terça (28): partes pedem esclarecimentos;
Sexta (1º de julho): entrega de esclarecimentos;
Segunda (4 de julho): entrega de laudos a assistentes;
Quarta (6 de julho): previsão do depoimento de Dilma;
Quinta (7 de julho): alegações finais.

Depois dessa fase, a comissão fará um novo parecer com base na análise de provas e na defesa da presidente. O texto deverá ser discutido e votado pela comissão e, independentemente do resultado, irá ao plenário do Senado.

Depoimentos de testemunhas
Ao todo, a defesa de Dilma tem direito a 40 testemunhas. É a sétima sessão consecutiva da comissão de impeachment que ouve testemunhas convocadas para defender a presidente afastada.

Os senadores voltaram a discutir sobre a quantidade de testemunhas apresentadas. “Ele [testemunha] não tem as informações. Por isso que a gente abre mão [de falar]”, disse o senador Waldemir Moka (PMDB-MS). “Não está sendo produtivo”, disse Marta Suplicy (PMDB-SP).

O advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, defendeu a escolha das testemunhas. “O que não se pode fazer é perguntar para uma pessoa uma coisa que não tem nada a ver com a área dela”, disse. Em determinado momento, um dos presentes à sessão cochilou atrás de Cardozo (veja vídeo abaixo).

Falas desta quarta
Primeiro a ser ouvido, Robson Azevedo Runga afirmou que seu setor não possui um controle sobre se a meta será atingida. Em seguida, Luiz Antonio de Souza Cordeiro, secretário de Organização Institucional do Ministério da Defesa, afirmou que é normal o remanejamento de recursos dentro do orçamento do ministério.

Último a ser ouvido, Luciano Carlos de Almeida, representante da Justiça do Trabalho, afirmou que o poder Judiciário, como qualquer outro poder, precisa de recursos adicionais para cumprir sua missão institucional. Segundo ele, cabe ao Poder Executivo definir, por meio de normativas, quais os tipos de créditos suplementares poderão ser pedidos. Mas disse que não poderia esclarecer sobre os créditos da denúncia do impeachment.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.