Criança devolvida em adoção vai ser indenizada em R$ 7,5 mil no ES

1Uma criança de 10 anos, que vive em um abrigo em Vitória, vai receber R$ 7.500 de indenização por danos morais de uma família que a devolveu para a instituição durante o processo de adoção.

O caso foi resolvido pela Defensoria Pública Estadual através de um acordo realizado entre representantes do abrigo e a família.

Segundo a Defensoria, a criança, que não teve o sexo divulgado, passou por um estágio de convivência de três meses com os candidatos a adotá-la, permaneceu na companhia da família para adoção sob guarda provisória, por decisão da 1ª Vara da Infância e Juventude de Vitória, durante pouco menos de um mês e foi devolvida ao abrigo.

De acordo com o órgão, a equipe de profissionais do abrigo constatou que a criança sofreu um abalo grande e regrediu em seu tratamento psicológico, necessitando de acompanhamento médico constante. Com isso, houve aumento nos gastos do abrigo com ela.

“Nem todo caso de devolução cabe indenização. Mas, nessa situação, houve um abalo de expectativas muito grande. A criança ficou muito frustrada e a indenização é uma forma de compensá-la pela dor sofrida”, explicou Thaiz Onofre, uma das defensoras públicas que acompanhou o acordo.

A Defensoria também levou em consideração, na hora de firmar o acordo, a idade do menor. Relatório obtido pelo órgão mostrou que não existe nenhuma família no Brasil que queira adotar a criança. Ela conseguirá ser acolhida somente por pretendentes estrangeiros, já que os brasileiros têm preferência por crianças mais novas, segundo a Defensoria.

O valor será depositado em uma conta criada para a criança e o dinheiro será administrado pelos profissionais do abrigo, sendo usado no tratamento médico do menor. A instituição terá que prestar contas à família, a cada seis meses, sobre como foi gasto a indenização.

“Com o acordo, não houve necessidade de entrar com um processo judicial, reduzindo o tempo e também o desgaste da própria criança”, comentou Thaiz, que atuou no caso ao lado da também defensora Keyla Marconi.

Convivência
A criança viveu três semanas na casa da família. Segundo a coordenadora das Varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, juíza Janete Pantaleão Alves, essa é uma fase de adaptação do menor e também dos candidatos a adoção.

“Cada caso é um caso e o direito a indenização depende da história. Mas, em linhas gerais, esse é um período pré-adotivo, conhecido como estágio de convivência. Não é adoção definitiva. O tamanho do período depende da idade e de outras características da criança e ele pode ser interrompido pela Justiça e pela família, caso ela veja que não tem condições de assumir a adoção”, explicou a juíza.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.