Crise econômica reforça apoio ao impeachment, diz IPMN

1Desde 2013 os brasileiros veem a crise política se aprofundar e a imagem da presidente Dilma Rousseff ruir frente aos sucessivos escândalos de corrupção envolvendo membros do seu governo, investigados na Operação Lava Jato.

À primeira vista, a deterioração do governo tem como causa primária o esfacelamento das relações de poder. Porém, pesquisa feita pelo Instituto Maurício de Nassau (IPMN), no Recife, aponta que a crise – que pode culminar com o impeachment de Dilma – é embalada pela deterioração econômica muito mais do que pela política.

Dos recifenses ouvidos, 76,2% têm conhecimento sobre a crise econômica e, desse total, 70% avaliam que se não existisse crise na economia do País, “várias pessoas deixariam de ser favoráveis” ao afastamento.

Com base nos números expostos, o professor da UFPE e coordenador da pesquisa do IPMN, Adriano Oliveira, explica que o mau desempenho da economia é o fator responsável pelo efeito caótico do cenário político. Caso os números fossem positivos, os eleitores não estariam discutindo a deposição presidencial.

“O principal não é a corrupção, mas a economia. Se a economia estivesse bem, como na época de Lula, não teríamos a discussão em torno das pedaladas”, explicou. O professor avalia que, diferente do que afirmam alguns cientistas políticos do País, não há um amadurecimento da sociedade no combate à corrupção, mas o fator estimulante para pedir a saída de Dilma é o declínio econômico.

Há 11 anos, época em que explodiu o escândalo do mensalão, o Brasil estava em pleno crescimento do PIB, na casa dos 4%. Hoje, a retração é de 3,8% e a inflação voltou a assombrar os consumidores. “Na época do mensalão, a economia estava em expansão e Lula conseguiu conquistar a opinião pública. Isso significa que os eleitores reconhecem que se a economia estivesse boa não seria necessário impeachment”, pontuou Adriano Oliveira.

Está em análise na Câmara dos Deputados o parecer em favor do pedido de impeachment contra a presidente. Na próxima segunda (11), acontece a votação do relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) pedindo seu afastamento. O resultado será lido no plenário na terça. Na quarta, ele será publicado no Diário da Câmara – a partir de então, serão contadas 48 horas para o início da discussão e votação no plenário.

Dados do levantamento – A pesquisa do IPMN ouviu 624 pessoas no Recife, nos dias 4 e 5 de abril. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte:  Jamildo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.