Deficientes devem recadastrar Cartão Vem para andar de ônibus de graça

Cartão VEM Livre Acesso deve ser recadastrado (Foto: Divulgação)O Grande Recife Consórcio de Transportes, responsável pelo gerenciamento do sistema de ônibus, alerta os passageiros com deficiência para a necessidade de recadastramento do Cartão VEM Livre Acesso. O processo de atualização, que garante o transporte gratuito, começa no dia 28 deste mês.

Atualmente, existem 89.624 beneficiários. Os cartões que não forem recadastrados serão cancelados.

O recadastramento será feito de segunda a sexta, das 7h às 18h, presencialmente na Avenida Mascarenhas de Morais, número 1999, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. A iniciativa terá duração de cinco meses. Para se recadastrar, o passageiro pode fazer o agendamento, por meio do site ou pelo telefone (81) 3125-7575.

O agendamento por meio do site está disponível durante 24 horas por dia. Pelo telefone, o passageiro pode marcar o recadastramento de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Para fazer o recadastramento, o beneficiário precisa apresentar a documentação atualizada. São  exigidos o comprovante de residência, carteira de identidade e CPF, além de laudos, declarações e/ou exames anteriores que comprovem a deficiência.

O presidente do Grande Recife Consórcio, Ruy Rocha,  ressalta a importância do recadastramento, que confere mais segurança ao beneficiário e evita o uso indevido da gratuidade.  Segundo ele, a Lei 14.906/2013 determina que o benefício seja revisto a cada dois anos. Um dos objetivos é reduzir a fraude no sistema.

Prrimeira vez
Quem quiser fazer o cadastro pela primeira vez deverá agendar pelo site ou por telefone. Também precisa apresentar presencialmente toda a documentação. A pessoa pode acompanhar o processo no site ou por telefone. O processo dura 30 dias.

Caso a solicitação seja deferida, o passageiro deve se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa para dar andamento ao pedido do benefício.

Atenção
O beneficiário pode fazer três tentativas de agendamento. Nas duas primeiras, caso a pessoa não possa comparecer e desmarque previamente no prazo de até cinco dias antes da data marcada, não haverá problema. Caso ele agende e não compareça, ultrapasse essas duas tentativas ou desmarque fora do prazo determinado, terá que pagar uma taxa no valor de 10 tarifas do Anel B. Isso corresponde a R$ 38,50.

Não é necessária a impressão do protocolo de atendimento. Também não é preciso fazer o cadastramento do acompanhante, Qualquer pessoa a conduzir o beneficiário. Aqueles que contam com acompanhantes começarão a ser atendidos às 7h, para dar maior fluidez ao processo.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.