Detran-PE: 4 mil CNHs pendentes

1Quase três meses após o início da exigência de exame toxicológico para renovar a Carteira Nacional de Habilitação, condutores das categorias C, D e E, afetados pela medida, seguem insatisfeitos. Além de encarecer o processo em até R$ 300, o cumprimento da determinação tem esbarrado na demora dos laudos, que apontam se o motorista consumiu drogas nos últimos 90 dias. O resultado surge em números: segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), desde 2 de março, 4.174 CNHs estão à espera de emissão por conta de pendências relativas ao teste. Só outras 1.481 foram liberadas. Entre os prejudicados, motoristas de ônibus do Grande Recife, que, segundo o sindicato que os representa, têm tido que se afastar das atividades por não obterem a habilitação antes do vencimento. O tema será discutido, nesta sexta-feira (27), na reunião de abertura da campanha salarial da categoria.“Só de uma empresa (de ônibus), já tivemos mais de 20 trabalhadores prejudicados. Estamos pedindo para que essas pessoas que não podem trabalhar por conta da falta da CNH não tenham os dias descontados”, afirma Benilson Custódio, presidente do Sindicato dos Rodoviários, que vai incluir na pauta de reivindicações a possibilidade de as operadoras arcarem com o custo dos exames.

No Estado, pelo menos 227 laboratórios coletam pelos ou unhas para análise, mas, no País, só seis estão credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para realizar o exame. Por meio de convênios, o material é enviado a esses pontos, a maioria situada no Sudeste. Alguns enviam as amostras aos Estados Unidos. O prazo é de 15 dias, mas o laudo tem que ser validado pelo Denatran antes de ser encaminhado aos Detrans. Só com o resultado é que pode ser agendada a etapa seguinte, a dos exames médicos. O processo todo costuma demorar um mês.

Outro questionamento é sobre a larga janela de detecção. Para entidades médicas e de classe, constatar o uso de drogas até três meses antes não comprova que o consumo ocorreu no horário de serviço dos motoristas. “Se fosse como o bafômetro, que aponta uma situação de poucas horas antes, a história era outra, e não hipotética”, opina o presidente da União Nacional dos Microempreendedores do Transporte Turístico e Executivo de Passageiros do Brasil (Unitrans), Arcelino Silva.

Detrans de 12 estados já conseguiram liminares na Justiça suspendendo a obrigatoriedade do exame toxicológico. Em Pernambuco, o pedido foi indeferido. “A posição do Detran não é contra o exame, mas contra o fato de a legislação ter passado a valer com uma série de questões que necessitavam de adequação. Isso se refere, por exemplo, a ajustes técnicos”, explica a gerente de psicomédica do Detran-PE, Juliana Guimarães. “O que nos deixa mais tocados são os usuários, especialmente os autônomos ou desempregados e que têm dificuldade de pagar o exame. E pior: sem conseguir renovar a CNH, têm dificuldade de achar um emprego. É um problema em cadeia”, acrescenta.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.