Dirceu diz que seu nome foi usado na Petrobras

1O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu disse em depoimento prestado à Justiça Federal no Paraná, na última sexta-feira (29), que seu nome foi usado na Petrobras. Ao juiz federal Sérgio Moro, Dirceu disse que nunca recebeu comissionamentos ou propinas de contratos firmados pela estatal e que nunca autorizou ninguém a falar em seu nome. As declarações do ex-ministro foram divulgadas hoje (1º) pela Justiça Federal.

“Não recebi [comissionamento] e nem autorizei ninguém a falar em meu nome na Petrobras. Usaram meu nome na Petrobras, o que é estranho”, disse. O nome de Dirceu surgiu nas delações premiadas de lobistas Milton Pascowitch e Júlio Camargo, também alvos da Operação Lava Jato. “Nunca discuti com o [ex-gerente de Serviços da Petrobras e delator da Operação Lava Jato] senhor Pedro Barusco nada em relação à Petrobras, nunca pedi nada ao senhor Renato Duque”, explicou o ex-ministro.

Dirceu afirmou ainda que todas as atividades de consultoria para a Engevix foram legais. Segundo ele, o serviço feito para a Engevix era para “abrir os mercados no Peru, Colômbia, Equador, México e Cuba”, estabelecendo relações da empresa nesses países e estimular suas atividades nos mercados estrangeiros.

O ex-ministro enfatizou que ia a outros países conversar com empresários e presidentes da República e utilizar seu prestígio para apresentar a Engevix e outras empresas no exterior. “Não estava traficando influência ou defendendo interesses ilícitos, escusos. É porque eu tenho uma história, tenho essas relações. Eu dei consultoria para 60 empresas nesses nove anos, não só para essas cinco elencadas nos autos. Todas as minhas atividades são públicas. Eu fazia o que se faz para abrir mercados para o Brasil”.

Renato Duque

Dirceu também negou ter indicado o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, apontado como indicação do PT, para o cargo. Segundo ele, todas as indicações feitas pelo primeiro escalão do governo passavam pela Casa Civil, que analisava critérios como antecedentes, competência técnica e história política. Em seu depoimento, Dirceu cita o PSDB como parte da indicação sem, no entanto, citar nomes ou explicar com detalhes a participação do partido no caso.

“Simplesmente a indicação do Renato Duque ocorreu porque setores do PSDB… não vou dizer que foi o senador e ex-governador Aécio Neves, porque ele não conversou isso comigo, não pediu isso para mim; eu estou dizendo que a informação que me chegou é que havia uma indicação do PSDB em Furnas, que é pública e notória em Minas Gerais, do Dimas Toledo. Não digo que é oficial do PSDB, [quero] deixar isso bem claro. E a indicação do Renato Duque prevaleceu nesse sentido”, disse o ex-ministro a Moro.

Em nota, o PSDB negou ter indicado qualquer pessoa para cargos durante os governos do PT. “O PSDB nunca fez indicação para cargos em estatais durante os governos do PT, não tendo, portanto, qualquer responsabilidade sobre a gestão da Petrobras”.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.