Doações de órgãos afetadas por conta de arboviroses

1A situação de quem precisa de um transplante para sobreviver tornou-se ainda mais dramática com a epidemia das arboviroses. Diante das incertezas sobre a transmissão do zika e da febre chikungunya pelo procedimento, o sistema de saúde optou por tornar inapto para doação órgãos quem teve sintomas de alguma das viroses, mesmo que não haja confirmação laboratorial. Desde janeiro, a queda no número de possíveis doadores já chega 20%. São cerca de cinco captações a menos a cada mês.

Por segurança, o Estado determinou que o doador não pode ter apresentado sinais dessas viroses até 15 dias antes, seja ele paciente vivo ou cadáver. O prazo vale para coração, rim, fígado e pâncreas. Para as córneas, o tempo de proibição é de 30 dias. Com menos pessoas aptas a doar a fila dos que esperam aumentou. Os que aguardam por coração são os mais afetados – redução de 43% nos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2015 (ver arte).

ESPERA – Segundo a central, há 1.233 pacientes aguardando por um órgão. O advogado Antonio Barreto, 65 anos, está entre eles. Junto com outros 71 pacientes, espera por um fígado. Ainda assim, Barreto acredita que a regra, apesar do contratempo, tem base médica. “Acho que é aconselhável, o bom senso. Essa epidemia é muito séria. Agora, mais do que nunca, conto com a fé para conseguir o transplante.” A família do motorista Miguel Silva, 35, foi surpreendida ao não poder doar seus órgãos. “Uma moça no hospital perguntou se poderíamos doar. A família concordou. Mas o processo não foi concretizado por ele ter tido chikungunya”, lamentou a irmã de Miguel, Sulamita da Silva, 23. O motorista, que morreu no último fim de semana em um acidente de carro, tinha apresentando febre, dor nas articulações e mal-estar duas semanas antes. Chegou a ser socorrido para em uma emergência.

DESAFIO – Para o coordenador médico da Central, André Bezerra, o quadro atual é de desafio. “Como toda doença emergente, ainda não sabemos o impacto no paciente que é transplantado e que fará uso de medicamento imunossupressor (que diminui a imunidade) pelo resto da vida. O que sabemos é que os arbovírus têm, teoricamente, potencial de transmissão. Mas ainda não há estudos, nem casos descritos da transmissão por essa via”, alertou.

Bezerra explicou que a exigência de um teste se zika ou chikungunya para finalizar o processo de validação de um doador em morte encefálica se torna inviável porque os resultados demorariam. Isso poderia por si só inviabilizar o transplante, já que o procedimento cirúrgico precisa de agilidade. Para se ter uma ideia, o teste de biologia molecular (PCR) na rede pública do Estado demora cerca de uma semana.

Apesar das novas regras, Bezerra destacou que diante das incertezas, cabe uma discussão dos riscos entre a equipe médica e o paciente que vai receber o transplante. “Às vezes aquele órgão é o órgão da vida.”

Fonte:  Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.