Eleições 2016: Geraldo Julio aparece com 50,9% das intenções de voto e João Paulo com 33,6% diz pesquisa

candidatos-recifeO prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) candidato à reeleição lidera o primeiro levantamento no segundo turno do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e com o Portal Leia Já. O socialista aparece com 50,9% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado. O ex-prefeito João Paulo (PT) está com 33,6%.

O percentual de entrevistados que declaram que vão votar branco ou nulo é de 11,9% e 3,7% não sabem ou não responderam.

Para o cientista político Adriano Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a primeira rodada mostra um favoritismo de Geraldo Julio devido ao curto tempo de campanha até a votação, no dia 30 e à aprovação da gestão do socialista. “João Paulo não conseguiu adentrar no eleitorado de Geraldo Julio”, analisa Oliveira.

Além disso, o cientista político afirma que as intenções de votos brancos e nulos não é alta, já que no primeiro turno chegou a essa média apenas na última semana de campanha. “Os votos estão consolidados”, explica.

Geraldo Julio está com maior intenção de voto na maioria das faixas etárias, dos níveis de escolaridade e de renda. João Paulo lidera, porém, entre os entrevistados que cursaram até a 3ª série do ensino fundamental (49% contra 38% do socialista) e entre a 4ª e a 7ª série (o petista tem 47% e o prefeito 36%). Além disso, os dois empatam tecnicamente no grupo que tem renda até um salário mínimo, em que o petista tem 42% e Geraldo tem 41%.

Daniel Coelho ainda aparece

O resultado da pesquisa IPMN/JC espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados previamente aos candidatos, não foi muito diferente em relação à estimulada: Geraldo Julio ficou com 49,5% das intenções de voto e João Paulo com 32,5%.

Derrotado no primeiro turno, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB) ainda apareceu com 0,1% das intenções de voto na pesquisa espontânea.

Dos entrevistados, 12,5% afirmaram que vão votar branco ou nulo no segundo turno e 5,4% não sabem em quem vão votar ou não responderam.

Votos válidos

Quando são considerados apenas as intenções de votos válidos, sem contar os brancos e nulos, Geraldo Julio aparece com 60,2% e João Paulo com 39,8%. Esses percentuais são gerados a partir dos números da pesquisa estimulada.

No primeiro turno, Geraldo Julio ficou com 49,34% dos votos válidos, o que equivale a 430.997. João Paulo teve 23,76%, ou seja, 207.529. Houve 41.967 votos brancos e 77.261 nulos.

O IPMN entrevistou 816 eleitores do Recife nos dias 13 e 14 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número PE-00768/2016.

Fonte: Blog de Jamildo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.