Em janeiro, liquidações e gastos de início de ano dividem o consumidor

dsc00072Promovidas pelo comércio, as liquidações de janeiro já são conhecidas pelo público. Os preços são convidativos e os descontos atraem até mesmo quem não planejou comprar, mas, por outro lado, os gastos com IPTU, IPVA e material escolar, já previstos para o primeiro trimestre do ano, são um freio para o consumo de quem está com o orçamento apertado. Em meio à vontade de ceder aos apelos dos lojistas sem deixar de lado as obrigações financeiras, alguns consumidores preferem aproveitar a oportunidade de preços baixos para comprar itens necessários.

É o caso da farmacêutica Glauce Prazeres, que aproveitou o dia de promoções de uma rede de eletrodomésticos para comprar artigos para os pais. “Eu vim pela promoção. Sou muito compulsiva na hora das compras e estou tentando me controlar por causa das despesas de fim de ano”, conta.

Além dos impostos, Glauce ainda precisa arcar com os custos da anuidade do Conselho Regional de Farmácia e do material escolar da filha de 13 anos. “Não vou comprar se não estiver nos meus planos”, pontua, referindo-se aos itens com descontos tentadores no mall.

Segundo a gerente de marketing do Shopping Recife, Renata Cavalcanti, Glauce integra uma parcela do público-alvo do festival de promoções do mall. “Atingimos os clientes que realmente planejam comprar agora e poupam no fim de ano, mas também aquela pessoa que visita o shopping e compra porque se interessou pelos descontos”, explica. Após o início do  “Liquida da Virada” na última quinta (7), a administração espera um incremento de 6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo Renata, os setores mais procurados pelo público são o de eletrônicos, eletrodomésticos e vestuário. “As lojas âncora e satélite têm a intenção de renovar os estoques e por isso investem nas promoções”, explica. De acordo com o economista Rafael Ramos, da Fecomércio, o setor de vestuário infantil também é um dos mais procurados pelo público. “É tempo de compra de material escolar, e por isso as vendas de artigos infantis sempre aumenta nesse período”, comenta.

Compra é melhor quando planejada
Além dos itens escolares, os gastos com as férias também já estão nos planos de quem tem filhos. Ciente das promoções no início do ano, a dona de casa Eloísa Rodriguez aproveitou a oportunidade para economizar na hora de comprar roupas para o filho Kauan, de 7 anos. ” Meu filho está numa colônia de férias durante o mês e eu já tinha me programado para comprar roupas novas para ele”, conta. Apesar da tentação, Eloísa explica que vai se segurar para não ultrapassar o orçamento. “Comprei algumas coisas para mim na semana passada. Já não vou comprar mais”, conta.

Segundo o economista Rafael Ramos, os descontos oferecidos pelo comércio são aproveitados pelas famílias que se prepararam para comprar no período e para quem tem condições financeiras de comprar o que deseja. “Os preços estão realmente baixos porque os lojistas estão renovando o estoque nessa época e querem escoar as mercadorias. A época também é boa para usar o cartão de crédito para fazer uma compra grande”, pontua.

Apesar das ofertas, a tradicional pesquisa de preços feita pelos consumidores em outros períodos do ano não deve ser descartada durante a temporada de liquidações. “Os preços dependem da quantidade de produtos no estoque e, por isso, ainda vale a pena procurar para encontrar o melhor preço”, recomenda Rafael Ramos.

Para as famílias com o orçamento sufocado pelas dívidas, o economista indica pagar os débitos antes de novas compras. Segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio, em dezembro de 2015, em 18 municípios pernambucanos, cerca de 13% das famílias do Estado estão endividadas há mais de 90 dias. Nesse caso, a sugestão é esperar. “Se a família não consegue arcar com as despesas, o ideal é não fazer novas dívidas”, recomenda.

Para se livrar do endividamento e conseguir aproveitar os descontos oferecidos nessa época, o economista recomenda a criação de um plano de despesas. “Além das despesas próprias do primeiro bimestre, como IPTU e IPVA, o consumidor não pode esquecer dos custos fixos. Para fazer o dinheiro render, é possível economizar na energia elétrica e na água. Evitar gastos supérfluos também é uma opção”, exemplifica Ramos, em referência às sobremesas depois do almoço e até mesmo ao cafézinho no fim da tarde.

Expectativa positiva
Além do Shopping Recife, outros centros de compra da capital pernambucana também esperam bons resultados nas vendas durante o período de remarcação de preços. Em liquidação desde a última quinta (7) até o sábado (9), o Shopping Tacaruna, em Santo Amaro, calcula aumento de 6% nas vendas em relação ao mesmo período de 2016. Promovendo uma liquidação até o domingo (10),

O Shopping Plaza Casa Forte aguarda acréscimo de 5% no faturamento dos lojistas. No Shopping Boa Vista, no centro do Recife, o “Liquida Tudo Azul” também segue até o domingo (10), com descontos de até 70% nas lojas. A expectativa do mall é que a movimentação de consumidores durante os dias de promoção aumente 10%

Fonte: G1

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.