Em Pernambuco, natal será magro para o comércio

 (Kleber Sales/CB/D.A Press)O designer Eduardo Amorim não vai comprar presentes neste final de ano. Se houver uma exceção, será algo para sua mãe. Ele faz parte do grupo de pernambucanos que evitará o comércio durante as festas. Segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), neste dezembro o varejo venderá 2,7% menos que no mesmo período em 2015, que já foi um ano de quedas para o comércio. E o número de pessoas que irá comemorar as duas datas também diminuiu, passando de 62,4% em 2015 para 57,9% este ano.

O número de consumidores que irá recorrer ao cartão de crédito nas compras de Natal e Ano Novo também aumentou, passando de 28,8% para 31,2%. Em compensação, a quantidade de pessoas que não irá comemorar nenhuma das festividades diminuiu, passando de 20,6% para 18,4%. Rafael Ramos, economista do instituto, afirma que o cenário ainda é turvo mas aponta para dias melhores para o consumo.“O ano que vem deverá ter menor pressão na renda das famílias com a queda da inflação, que ficará em 6,5%, e a diminuição da taxa de juros, já sinalizada pelo Banco Central, que ficará em 10%. Isso fará diferença no consumo porque hoje o financiamento está restrito e caro”, explica. Segundo ele, o desempenho do comércio em 2017 dependerá também da queda da taxa de desemprego. E é justamente essa a principal causa apontada para o corte de gastos dos pernambucanos, aparecendo em 33,7% das respostas, seguida de dívidas (28,7), pouco dinheiro (22,9%) e preços elevados (18,6%).

Para Eduardo Amorim, vale mais a pena comemorar as festas que gastar com roupas e presentes. “Ficar em casa deprimido por causa da crise é que não dá”, comenta. Ele ressalta que, se for gastar, dará preferência a empreendedores locais. “Acredito que as pessoas devam valorizar produtos pernambucanos na hora das compras, acho que é um momento para investir em itens autorais e daqui, para circular o dinheiro dentro do estado”, reforça.

A contadora Paula Ramos – ao contrário de Eduardo, que passará o réveillon em uma festa privada – prefere economizar e investirá em comemorações em casa. “No início do ano tenho muitos gastos, então prefiro me conter agora. Estou me planejando para ter um 2017 folgado”, revela.

Ainda de acordo com a pesquisa, a principal opção para presentear continua sendo roupas e acessórios para vestuário (48,7%), seguida por perfumes e cosméticos (26,7%), calçados e acessórios de couro (23,5%), joias, bijuterias, relógios e óculos (19%). O item que sofreu grande redução foi brinquedos, antes a preferência das crianças, que caiu para 10,7%, assim como cama, mesa e banho que ficou com 6,8% das preferências. Na contramão, aparecem os celulares, smartphones e tablets com 6,1% das intenções de compra, maior que o observado ano passado, de 5,7%.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.