Em sessão tumultuada, base governista tenta aprovar contas de Dilma

1Mesmo pressionados por parlamentares da base governista, deputados da oposição conseguiram postergar para a próxima semana a votação das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff na Comissão Mista de Orçamento do Congresso nesta quarta-feira (9). O adiamento foi acordado como parte de um pacto com a base aliada para que também não se votasse nesta semana o projeto de decreto que altera a correção das dívidas dos Estados, que se aprovado, gerará grandes perdas de recursos para a União. A proposta chegou a ser colocada em votação nesta quarta mas o governo conseguiu obstruir a votação.

A intenção do governo era conseguir votar as contas nesta semana para não correr risco de o relatório do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) ser rejeitado pela comissão. O parecer pede a aprovação das contas, com ressalvas, contrariando decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que votou, por unanimidade, pela reprovação das contas. O TCU apontou 12 irregularidades, entre elas a ausência de contingenciamento para assegurar a meta de superávit fiscal do ano e as chamadas “pedaladas fiscais” -dívidas do tesouro nacional com bancos públicos e FGTS.

Como não havia acordo para colocar o relatório em votação nesta quarta, houve confusão durante as discussões e até a Polícia Legislativa foi acionada para evitar agressões entre parlamentares.
A oposição, mesmo em menor número, usou de instrumentos regimentais para barrar o avanço da proposta. Deputados do PSDB requereram a leitura das atas de reuniões passadas que ainda não haviam sido aprovadas. O ato é uma mera burocracia realizada no início das reuniões de colegiados do Congresso.

Governistas, por sua vez, tentaram acelerar os trabalhos do colegiado para que fosse possível apreciar o parecer. Os deputados Izalci (PSDB-DF) e Domingos Sávio (PSDB-MG) chamaram o governo de “quadrilha” e “organização criminosa”.

“Queremos que o Brasil fique livre desta quadrilha”, disse o mineiro. Em resposta, o líder do governo na comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS) protestou. “Não vai ofender ninguém. Não fala mais isso”. Diante do impasse, a sessão foi suspensa e seria retomada durante a tarde. No entanto, o acordo entre base a oposição acabou por cancelar a sessão.

O Congresso é quem dá a palavra final sobre a aprovação das contas de um presidente. Dessa forma, os deputados e senadores decidirão se mantêm a decisão de Gurgacz ou se retomam o entendimento do TCU.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.