Em tempos de crise, rede de contatos facilita acesso às vagas de emprego

1Em cenário de crise econômica, ativar a rede de contatos é fundamental para arranjar um emprego. De acordo com psicólogos e recrutadores da área de Recursos Humanos (RH), a recomendação vale tanto para quem está dando início à carreira quanto para quem perdeu a ocupação e pretende voltar ao mercado de trabalho.

Quanto a isso, a psicóloga e analista do Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE), Silviane Silvestre, não tem dúvidas. Sem bons relacionamentos profissionais, a chance de garantir uma vaga é bem menor. “O que a gente percebe é que as pessoas bem relacionadas dificilmente ficam sem emprego, porque, assim que precisam, elas automaticamente ativam esses contatos”, afirma.

Para ela, esses contatos podem ser em todos os ambientes da vida profissional. “Seja um professor, um coordenador de curso, uma pessoa de outra empresa, tem que realmente investir nesse networking. Ele precisa conversar com as pessoas, precisa ter um relacionamento que a gente chama de estratégico”, aconselha.

Além do networking, o profissional precisa apresentar uma postura ativa na carreira e procurar sempre se atualizar. “Ele tem que ter uma visão empreendedora, ou seja, tem que se antecipar ao que está acontecendo e não ser passivo às situações. Outro ponto é a atualização. Não é porque eu me formei e fiz uma pós-graduação que eu vou parar o meu conhecimento. É importante que as pessoas estejam preparadas para os desafios do mercado, e elas só vão estar preparadas se elas se atualizarem”, recomenda.

Desemprego
De acordo com o Cadastro de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Pernambuco, as demissões superaram as contratações em 89.561 vagas formais. No acumulado dos últimos doze meses, foram fechados 91.335 postos de trabalho, o que corresponde a um declínio de 6,54%, o maior da Região Nordeste.

A realidade do estado se reflete na Região Metropolitana do Recife (RMR). Na mesorregião, em janeiro deste ano, houve uma redução de 9.895 empregos com carteira assinada. No Porto de Suape, segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem de Pernambuco (Sintepav-PE), 37.060 pessoas foram demitidas desde 2014. Na última terça-feira (1), cerca de 5 mil pessoas lotaram a rua em frente à Estação de Trem do Cabo de Santo Agostinho em busca de emprego no complexo portuário, que deve abrir vagas a partir de abril.

Poucas oportunidades
Quem procura cursos profissionalizantes deve esperar, pelo menos, até maio. É nesse mês que abrem as inscrições para os próximos cursos oferecidos pelo governo do estado. Já as capacitações realizadas pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional da Prefeitura do Recife só vão abrir novas turmas no próximo semestre. As inscrições poderão ser feitas em junho por meio do site da secretaria.

Todos os dias, as agências de Trabalho do Recife e de Pernambuco divulgam vagas disponíveis no mercado. Para sexta-feira (4), a Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabaho e Qualificação (Sempetq) vai disponibilizar 24 vagas na capital e nas cidades de Paulista e Igarassu. Ao todo, são 29 agências espalhadas em toda a unidade federativa. Já a agência da capital tem oferecido esta semana cerca de 400 vagas disponíveis no mercado.

Os endereços das unidades da Agência do Trabalho de Pernambuco estão disponíveis no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Entre os serviço ofertados, estão intermediação de emprego, atendimento ao seguro desemprego, emissão de carteiras de trabalho e previdência social e de identidade, além de orientação profissional.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.