A celebração do Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (08.03), foi marcada por uma importante notícia para os recifenses: o Hospital da Mulher do Recife será entregue à população no dia 08 de maio, Dia das Mães. A unidade municipal de saúde, que contou com aportes do Tesouro Estadual, foi visitada na manhã de hoje pelo governador Paulo Câmara, que conferiu todos os detalhes do equipamento ao lado do lado do prefeito Geraldo Julio. Erguido em uma área de 13 mil metros quadrados às margens da BR-101, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, o empreendimento vai reunir, em um único lugar, atendimento de urgência e emergência 24 horas, centros obstétrico e cirúrgico, UTIs materna e neonatal, clínica ambulatorial, diagnóstico, apoio terapêutico, além de assistência à mulher vítima de violência. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou o compromisso da sua administração de replicar o modelo no Interior do Estado.
“Todos nós sabemos do desafio da saúde pública no Brasil. É uma saúde subfinanciada, onde os Estados e municípios cada vez mais têm que colocar mais recursos para que ela funcione adequadamente. Hoje, a Prefeitura do Recife está dando uma grande contribuição à saúde pública do Estado, com um hospital desse porte, moderno, humanizado, que dialoga com a melhor medicina do mundo e que vai atender muitas crianças e mães pernambucanas e recifenses. Fico muito satisfeito e tenho aqui, nesse exemplo do Hospital da Mulher do Recife, a crença que é importante levar equipamentos como esse tanto para o Sertão quanto para o Agreste pernambucano”, ressaltou Paulo.
Por meio de convênio, o Governo de Pernambuco repassou R$ 28 milhões à gestão municipal para a conclusão das obras do Hospital da Mulher do Recife. O recurso também está sendo aplicado na compra de equipamentos para a unidade. O valor total da empreendimento é de R$ 114 milhões.
O Hospital da Mulher está praticamente concluído, como detalha o prefeito do Recife, Geraldo Julio. “A gente está aqui com ar-condicionado ligado, iluminação instalada, réguas ligadas e instaladas em todas as enfermarias, as CTIs, os equipamentos de ressonância, raio-x, tomografia. Tudo instalado. Está tudo ficando pronto para as mulheres do Recife começarem a usar”, apontou, complementando: “Agora, estamos fazendo a instalação do restante dos equipamentos, a montagem do mobiliário restante e vai ser feito a seleção de pessoal para o hospital começar a funcionar”, relatou o gestor municipal.
O equipamento conta com 150 leitos para atender mulheres a partir dos dez anos de idade que precisem procedimentos de média e alta complexidade, tendo capacidade para realização de 400 partos e 250 cirurgias por mês. Quando estiver em operação, a unidade de saúde também terá capacidade para oferecer 10 mil atendimentos por mês, que incluem consultas ambulatoriais de pré-natal de alto risco, assistência ao parto e puerpério.
As recifenses também poderão contar com atendimento em sub-especialidades como: ginecologia infanto puberal, climatério, serviço de esterilização cirúrgica, mastologia e assistência à população LGBTT, além de atendimento com endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, odontólogos e enfermeiros. Ainda serão realizados mensalmente 2.680 ultrassonografias, 4.000 exames de raio-x e 1.320 exames de mamografia.
Acompanharam o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio na solenidade, o secretário de Saúde do Estado, Iran Costa; o secretário executivo de Política para a Criança e Juventude do Estado, João Suassuna; os secretários municipais Jailson Correia (Saúde), Elizabete Godinho (Mulher), Ana Rita Suassuna (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos), Cida Pedrosa (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Jorge Vieira (Educação), Victor Vieira (Infraestrutura e Serviços Urbanos), Aline Mariano (Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas), Rodrigo Vidal (Executiva de Direito dos Animais), além de João Guilherme (chefe de Gabinete de Projetos Especiais) e Rodrigo Farias (Chefe de Gabinete do Prefeito). A deputada federal Luciana Santos e os vereadores Amaro Cipriano (Maguari), Aderaldo Pinto, Irmã Aimée, Vera Lopes, Davi Muniz, Almir Fernando, Menudo e Carlos Gueiros também acompanharam a visita.
Fonte: Assessoria de comunicação
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário