Estado deve retomar aulas em escolas ocupadas, diz MPPE

00O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) cobrou da Secretaria Estadual de Educação (SEE) providências imediatas para garantir o cumprimento do ano letivo nas escolas estaduais que tiveram as aulas interrompidas em virtude das ocupações promovidas por movimentos estudantis. O governo tem até esta terça-feira (20) para informar o MPPE sobre as medidas que serão adotadas para que as aulas sejam retomadas e a carga horária anual prevista em lei seja cumprida.

Para as escolas em que já foi firmado acordo com os estudantes, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) também deverá apresentar, em até dez dias, o calendário de reposição das aulas, prevendo as respectivas datas, por turma e disciplina, além de indicar os professores responsáveis pela reposição das aulas. Já para as unidades em que ainda não houve acordo, o calendário deve ser apresentado em 15 dias.

As unidades da rede estadual de ensino começaram a ser ocupadas por alunos no início de novembro, em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional do teto de gastos da União (PEC 55), aprovada em segundo turno no Senado na útlima terça-feira (13). Entre as reivindicações, estavam também melhoria da qualidade do ensino, reforma estrutural dos prédios, restabelecimento do grêmio estudantil, diálogo entre as gerências regionais de ensino e esclarecimentos sobre a reforma do ensino médio.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394/96) prevê que a carga horária mínima anual é de 800 horas distribuídas por, no mínimo, 200 dias de trabalho escolar efetivo. Na rede estadual de ensino de Pernambuco, o ano letivo está previsto para ser encerrado na próxima quinta-feira (22).

Procurada pelo G1, a Secretaria de Educação comunicou que o estado já entrou na Justiça com um pedido de integração de posse de uma das escolas em que a negociação com os alunos não avançou. A pasta não quis dizer qual é o colégio alvo da ação. Entretanto, “a maioria das escolas da rede estadual encontra-se desocupada e com as aulas retomadas”, diz a nota, que informou ainda que, com a retomada das aulas, cada escola está construindo seu calendário de reposição, que depois será validado com a Secretaria.

O MPPE informou que, desde o dia 25 de novembro, realizou oito audiências de conciliação entre os estudantes e o poder público. Em duas das 11 escolas estaduais ocupadas pelos movimentos estudantis, o processo de negociação não prosperou. São elas a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Cândido Duarte e a Escola Estadual Governador Barbosa Lima.

Nas escolas de referência Alfredo Freyre, Ginásio Pernambucano, Martins Júnior e Silva Jardim já foram celebrados termos de acordo, prevendo compromissos entre as partes, com prazos definidos para o seu cumprimento, inclusive a desocupação dos imóveis das escolas e a retomada das aulas. O diálogo ainda está em curso nas unidades Joaquim Távora, Porto Digital, Padre Dehon, Joaquim Xavier de Brito e Escola Técnica Estadual Professor Lucilo Ávila.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.