Estudante de escola pública cria cursinho gratuito para o Enem

1Força de vontade, interesse e criatividade. Condutas que podem transformar vidas. Principalmente as de quem não tem condições financeiras para mudar de situação. Assim agiu o estudante do Ensino Médio Pablo Gutemberg, 18, ao idealizar e realizar o projeto Estabanado Jamais, um curso preparatório para o ENEM, inteiramente gratuito, direcionado aos estudantes que não podem pagar por esse tipo de serviço.

O curso acontece aos sábados, das 13h às 17h, na Escola de Referência em Ensino Médio Integral Desembargador Renato Fonseca, no bairro de Jardim Brasil I, em Olinda. Todos os interessados, sem restrição de faixa etária, podem comparecer às aulas, que são lecionadas por voluntários.

De acordo com Pablo, o projeto, criado em 2014, tomou proporções inesperadas. “Começou tímido, mas graças ao meu pai, que me ajudou com a divulgação, já cresceu muito. Algumas aulas até estão sendo realizadas no auditório”, declarou ao comentar que já são cerca de 50 alunos e 10 voluntários.

Segundo ele, a ideia partiu da percepção de que os seus colegas do colégio nunca ingressavam na faculdade. “Após conversar com outros alunos, levei a ideia para a direção da escola, que cedeu o espaço para a gente. Vamos tentar alcançar o nível dos melhores preparatórios”, contou ao mencionar que quer cursar Direito.

Em virtude dessa iniciativa, muitos jovens já conseguiram ingressar na faculdade. É o caso do estudante Elvison Victor Ferreira, 25 anos, que agora faz Ciências da Computação na Faculdade de Tecnologia e Ciências de Pernambuco (Fatec), com uma bolsa integral do ProUni. Elvison concluiu o Ensino Médio em 2008, mas não conseguiu passar no vestibular. Ele parou de estudar por uns anos para trabalhar, até que conheceu o projeto e resolveu retomar os estudos. “Em 2014, realizei esse sonho. O curso me ajudou com minhas dificuldades em línguas e a ter disciplina. Pretendo me voluntariar e ajudar outras pessoas a se superarem também”, relatou com um sorriso de quem venceu na vida.

Segundo a voluntária e coordenadora do projeto Monique Marie de Andrade, 33, o preparatório também tira os adolescentes da situação de risco das ruas. “Eu não tive esse tipo de suporte na minha época. Estou aqui dando aulas de História e Geografia para contribuir com a minha comunidade”, disse ao destacar que, com muito orgulho, é ex-aluna da escola Renato Fonseca.

Para fazer parte do voluntariado basta ter experiência e boa vontade, de acordo com o pai de Pablo e organizador da iniciativa César Gomes, 47. “Necessitamos de apoio. Para cooperar tem que ter qualificação, mas não precisa ser professor”, afirmou. César só havia frequentado a escola até o primeiro grau. Agora, com o incentivo do filho, está tendo a oportunidade de reescrever a própria história. “Voltar a estudar não foi fácil. Eu vivia de dominó e cachaça”, desabafou.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.