Fernando de Noronha na rota dos ataques de tubarão

8ef3f44202e07ee5c5a92bfee19486faO ataque de tubarão sofrido por um turista paranaense, no mês passado, na Ilha de Fernando de Noronha, causou um estupor generalizado. Até então, havia uma crença comum de que o ambiente equilibrado da ilha permitia a convivência perfeita entre homens e animais. O acidente mostrou que não é bem assim. O incidente foi o primeiro registrado, mas pode não ser o último, caso algumas regras de precaução não sejam adotadas, é o que alerta um estudioso do peixe mais temido do planeta.

 “Embora o ecossistema esteja em equilíbrio, não podemos esquecer que o ambiente da ilha é selvagem e que alguns riscos não podem ser controlados”, adverte o engenheiro de pesca e pesquisador da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) Jonas Rodrigues.

“As pessoas precisam acabar com essa crença de que todas as atividades náuticas em Noronha são 100% seguras. Só assim poderemos minimizar os risco de acidentes não somente com tubarões, mas com outros animais marinhos.”

Membro do Centro de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), Jonas integrou o Projeto de Pesquisa e Monitoramento de Tubarões em Pernambuco (Protuba), da UFRPE e Cemit, encerrado em dezembro de 2014 por falta de financiamento, depois de oito anos de atividades na costa. Agora está desenvolvendo um projeto de doutorado que consiste em fazer um amplo diagnóstico das causas de ataque de tubarão no Estado. Mas nem mesmo com toda essa experiência, Jonas se atreve a afirmar que foi um tubarão-tigre o responsável pelo ataque ao turista Márcio Castro, como vem sendo divulgado. “Outras espécies que habitam a ilha, como o tubarão-limão e o tubarão-dos-recifes, podem se tornar agressivas dependendo das circunstâncias”, explica.

Segundo Jonas, dá para descartar apenas o tubarão-lixa porque a morfologia da boca dessa espécie é muito diferente das outras e não causaria dano tão grande. O turista perdeu uma mão e parte do braço direito. “É bom lembrar ainda que espécies oceânicas de comportamento agressivo, como o tubarão-galha branca, usa Fernando de Noronha, que também é uma ilha oceânica, como berçário”, acrescenta. O tubarão-tigre, segundo Jonas, habita o entorno do arquipélago, “mas estima-se que seja mais raro a entrada deles na baía (o ataque ocorreu na de Sueste)”, diz. “Quando fazem isso, normalmente é em busca de alimentos.”

Fonte: JC

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.