Força-tarefa para investigar explosão de caixas em PE tem início neste mês

paulo_berenguerPernambuco teve, apenas no primeiro semestre deste ano, 73 assaltos a banco, dos quais 26 foram realizados a partir da utilização de explosivos. Essa modalidade equivale a 35% das ocorrências contra agências bancárias e já soma quatro casos a mais que o mesmo período do ano passado. Para tentar coibir essa prática criminosa, as polícias Civil e Federal decidiram unir forças e iniciarão, ainda neste mês de julho, uma força-tarefa para investigar a ação das quadrilhas.

Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil, segundo o delegado Paulo Berenguer, titular da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos do estado. “Já foi feita uma reunião e definimos o espaço, os nomes das autoridades policiais que ficarão à frente e os casos que serão investigados, que chamamos de inquéritos-mãe. Falta apenas a publicação da portaria que formaliza essa força-tarefa, o que acontecerá até o fim do mês. A investigação conjunta com a Polícia Federal possibilitará a troca de banco de dados de criminosos e somará esforços com a utilização de duas inteligências”, destaca.

As quadrilhas que explodem os caixas eletrônicos contam com integrantes locais e também bandidos de fora de Pernambuco. “Alguns são explosivistas ou blasters, que são pessoas que têm cursos específicos sobre utilização de explosivos por já terem trabalhado em obras, pedreiras ou serem ex-militares do Exército. Geralmente vem um especialista de fora do estado e se junta com os bandidos locais”, ressalta o delegado.

De acordo com Berenguer, a troca de conhecimentos entre os bandidos garante o êxito das investidas. “Os bandidos nativos conhecem as estradas, as rotas de fuga, conseguem roubar os carros para serem utilizados nas ações, sabem qual o melhor horário e quantos policiais tem na cidade. Os daqui preparam o terreno, enquanto o pessoal de maçarico e explosivo vem só para executar a ação e vai embora”, conta.

A falta de policiamento nas cidades do interior de Pernambuco é outro fator favorável à ação dos bandidos. “A ação é rápida e eficiente, dura entre 10 e 15 minutos, e os bandidos se aproveitam do pouco policiamento. O reforço do efetivo é essencial para evitar esse tipo de situação, mas não há infraestrutura por parte do estado: faltam viaturas e o número de policiais é pequeno. Da forma que os criminosos vêm fazendo, eles desrespeitam a supremacia do estado, então estamos trabalhando no sentido de identificar essas pessoas”, diz o delegado.

Os explosivos utilizados são, basicamente, de dois tipos: dinamite, que é o TNT com o pavio, e emulsão, que são bisnagas com estruturas concentradas em que o pavio é posto em separado, em sacos. “O acesso a esses explosivos é mediante furto ou desvio de funcionários de pedreiras ou grandes construtoras e esse material desviado é colocado no mercado ilícito”, explica o delegado.

Possíveis soluções
A aplicação de penas mais rigorosas para deixar esse tipo de investida menos atraente para os criminosos é uma solução fundamental, acredita Paulo Berenguer. “Existem três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional nesse sentido. Um deles propõe que a pena máxima passe de 8 anos para 12 anos. Outro projeto de lei transformando o furto ou roubo com explosivo em crime hediondo, o que levaria ao cumprimento da pena em regime integralmente fechado  e possibilitaria maior tempo de prisão temporária. E há um terceiro que inclui essa prática como crime de terrorismo, aumentando sua punição”, lista.

Outra ação importante é o reforço no esquema de segurança dos bancos, porém, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a modalidade de assaltos a caixas eletrônicos responde por apenas 8% dos prejuízos das instituições bancárias.

“O maior prejuízo dos bancos é com fraudes eletrônicas, como clonagem de cartão e invasão e hackers no sistema. Então o investimento em segurança eletrônica é muito maior. Mas os bancos podem contribuir com melhorias de imagens das câmeras, instalação de equipamentos que afugentem a atuação dessas quadrilhas, como emissores de fumaça e a trituração do dinheiro, além da utilização de materiais mais resistentes nos cofres e nos caixas eletrônicos e segurança institucional mais organizada”, sugere o delegado.

Casos recentes
Além da explosão de um terminal bancário de autoatendimento no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, nesta quinta-feira, a rotina de ações criminosas em banco em Pernambuco teve outros episódios neste mês de julho. Caixas eletrônicos também foram explodidos nos municípios de Orobó, no Agreste, no dia 12; Buenos Aires, na Zona da Mata, no dia 11; Feira Nova, no Agreste, no dia 9; e Sirinhaém, no Litoral Sul, no dia 7.

Fonte: G1pe

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.