Gonzaga Patriota destaca trabalho da Codevasf e do Ministério da Saúde
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Atividades
- Tags: Gonzaga Patriota
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna da Câmara, nesta terça-feira (08), para destacar a relevância dos serviços desenvolvidos pela Codevasf e pelo Ministério da Saúde.
Sobre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o parlamentar elogiou os estudos que estão sendo realizados com uvas da Califórnia e, com isso, ampliando a renda de produtores da região.
As variedades de uva de mesa para plantio em escala comercial no Submédio São Francisco, fronteira da Bahia com Pernambuco, saltaram de três para quatorze. Esse é o resultado de quatro anos de avaliação e 73 cultivares testadas numa parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, um convênio de R$ 3 milhões.
No ano passado, o Vale do São Francisco foi o principal responsável pelas exportações de uva no Brasil, contribuindo com aproximadamente 99,87% do volume (34,3 mil toneladas) e 99,78% do valor bruto de produção total (U$ 72,1 milhões). Cerca de 251 mil toneladas de uva foram produzidas, em 2015, nos projetos públicos de irrigação geridos pela Codevasf em Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, representando um valor bruto de produção de R$ 895 milhões. Os estados de Pernambuco e Bahia são os principais exportadores, com 26,6 mil toneladas e U$ 55,5 milhões, e 7,6 mil toneladas e U$16,5 milhões, respectivamente.
Patriota ainda destacou o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Saúde, ressaltando o cuidado que ele está tendo com as campanhas de vacinação.
“Venho à Tribuna dessa Casa para fazer um importante registro sobre a excelente atuação do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, em tão pouco tempo à frente da pasta. No último dia 13, aqui em Brasília, o ministro lançou a Campanha Nacional de Multivacinação 2016. O objetivo da campanha é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o cartão de vacinação. Este ano, a ação será voltada para menores de cinco anos, para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Para isso, o Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para os postos de saúde de todo o país”, disse Patriota.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário