Greve dos petroleiros reduz produção de petróleo e gás, diz ANP

download (7)A produção total de petróleo e gás natural nos campos do país fechou novembro de 2015 em 2,970 milhões de barris de petróleo e gás natural (óleo equivalente) por dia. Os dados foram divulgados hoje pela Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP).

Eles mostram que a produção de petróleo atingiu em novembro 2,38 milhões de barris por dia, uma queda de 1,1% na comparação com outubro, mas um crescimento de 0,9% em relação ao mesmo mês de 2014.

Já a produção de gás natural encerrou novembro com retração de 3,5% em relação a outubro, somando 94,2 milhões de metros cúbicos por dia. O volume, quando comparado a igual mês de 2014, representa aumento de 2,7 %.

Na avaliação da ANP, a redução da produção entre novembro e outubro foi decorrência de “diversas interrupções de produção, em diferentes plataformas, devido a greve de funcionários da Petrobras, que durou aproximadamente 15 dias”.

As informações indicam, ainda, que 306 concessões produtoras foram operadas em novembro do ano passado por 25 empresas, das quais 82 são concessões marítimas e 224, terrestres. Do total das concessões produtoras, oito são relativas a contratos de áreas contendo acumulações marginais.

O grau API médio do petróleo produzido em setembro foi de 25, sendo 7,5% da produção considerada óleo leve (igual ou maior que 31° API); 60,2% óleo médio (entre 22º e 31º API); e 32,3% de óleo pesado (menor que 22º API).

Quanto maior o grau API, melhor e mais fino o petróleo produzido.

Os dados da ANP indicam, ainda, que o Brasil aproveitou, em novembro, 96,5% do gás natural produzido nos campos petrolíferos.

O percentual significa uma queima de gás em novembro de apenas 3,3 milhões de metros cúbicos por dia, uma redução que chega a 19,5%, se comparada ao mês anterior e de 24,8% em relação ao mesmo mês em 2014.

Pré-sal
Mesmo com a paralisação de plataformas em decorrência da greve dos petroleiros, a produção de petróleo e gás natural proveniente dos 53 poços do pré-sal fechou novembro do ano passado com aumento de 1,7%, em relação a outubro, atingindo 1,023 milhão de barris de petróleo e gás natural.

Segundo dados divulgados pela ANP, isoladamente, a produção de petróleo chegou em novembro a 820,2 mil barris por dia. Já a produção de gás natural fechou o mês em 32,3 milhões de metros cúbicos por dia.

Os poços do pré-sal são aqueles cuja produção é realizada no horizonte geológico denominado pré-sal – abaixo da camada do sal.

Campos produtores
Os dados disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo revelam que os campos marítimos responderam por 93,7% do petróleo produzido em novembro de 2015 e por 76,1% do total do gás natural.

A produção de petróleo e gás natural ocorreu em 8.950 poços, sendo 779 marítimos e 8.171 terrestres. Já os campos operados pela Petrobras produziram 93,8% do petróleo e gás natural.

O campo de Lula, na Bacia de Santos, voltou a ser o maior produtor de petróleo e gás natural, com uma média de 380,8 mil barris diários de petróleo e 18,1 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

Já Carmópolis, na Bacia de Sergipe, teve o maior número de poços produtores: 1.056. Marlim, na Bacia de Campos, foi o campo marítimo com maior número de poços produtores: 61.

As bacias maduras terrestres (campos/testes de longa duração das bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas) produziram 148,8 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 124,8 mil barris diários de petróleo e 3,8 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Do total, 145,6 mil barris de óleo equivalente por dia foram produzidos pela Petrobras e 3,2 mil por concessões não operadas pela Petrobras.

Fonte: DP

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.