Homens exibem faixas no trânsito do Recife para pedir emprego

1Na busca por um emprego, é preciso muita persistência e força de vontade. Na necessidade de pagar as contas e sustentar a família, dois homens do Recife mostraram que, além de tudo isso, o atual momento de recessão econômica tem exigido criatividade. Ambos levantaram cartazes em pleno trânsito da capital pernambucana para pedir uma oportunidade. Um deles já conseguiu trabalho. O outro segue na luta. 

No primeiro trimestre do ano, o número de desempregados no país chegou a 11,4 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em Pernambuco, a taxa de desocupação atingiu 13,3% da população economicamente ativa do estado, maior do que a percentagem nacional de 11,2%. Em abril, mais de 5.200 postos de trabalho foram eliminados em Pernambuco, segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trbalho e Previdência Social..

Sem trabalho há oito meses, o motorista Gustavo José amarrou um dos lados da própria placa em um poste às margens do canal da Avenida Agamenon Magalhães, no bairro da Ilha do Leite, área central da cidade. A outra ponta foi afixada a um pedaço de madeira. Quando o sinal fecha, ele puxa o papel em direção à faixa de pedestres, exibindo o pedido diante dos carros que ficam parados por até 50 segundos.

“Eu, desempregado, não tenho dinheiro pra levar currículo e transporte direto. Não tenho condições e, toda vez que eu ia lá entregar currículo a várias empresas, diziam: ‘Aguarde, aguarde um pouquinho’. E eu fiquei com esse ‘aguarde’, mas eu tenho família, responsabilidade grande, e eu não posso aguardar. Aí veio a ideia dessa faixa”, conta.

Com o texto “Crise no Brasil! Procuro vaga de motorista” e os números de celular, a placa chama a atenção de quem passa na via. O apelo deixa as pessoas comovidas e as lembra da angústia dos quase 11,5 milhões que precisam se virar para viver sem salário. “A pessoa está sem dúvida procurando e não está conseguindo. Então, acho que ele arrasou. Foi bem”, comenta a advogada Freitas, que via a cena.

Parado no trânsito, o eletricista Adolfo Rodrigo se identificou com o pedido de Gustavo. Também sem ocupação, tem que sentir todas as expectativas de quando se pleiteia uma vaga. “A gente coloca currículo, parece até que não chega no outro lado. Estou (desempregado) há nove meses”, afirma.

Um dia depois de pedir emprego, Thomaz Richard conseguiu uma oportunidade em uma construtora (Foto: TV Globo/Reprodução)Um dia depois de pedir emprego, Thomaz Richard
conseguiu uma oportunidade em uma construtora

Sorte
Se a sorte aparecer, a oportunidade pode chegar de um dos veículos. Foi o que aconteceu com o eletricista Thomaz Richard. Ele fez o mesmo que Gustavo José, também na Agamenon. No dia seguinte, recebeu uma proposta de trabalho de uma construtora após sete meses de espera. Foi o filho do atual patrão dele que o viu na rua e se sensibilizou.

“Ele (o filho) disse: ‘Papai, o senhor tem vários escritórios e o rapaz ali pode estar passando necessidade, precisando se alimentar e não tem como. Eu fiquei tocado com aquilo. E, assim que eu cheguei aqui, no trabalho, por coincidência, a minha secretária tinha visto algumas matérias que saíram e aí, na mesma hora, não tive dúvida e mandei buscar o Thomaz e resolvi dar oportunidade a ele”, recorda o dono da empresa, Paulo Pacífico.

Depois da entrevista, o eletricista foi apresentado aos colegas de trabalho. “Já fui pra obra, já comecei a exercer a profissão. Já comecei a conhecer a minha equipe, que eu vou fazer parte da equipe de colaboradores junto com eles. Me receberam muito bem, me aceitaram de braços abertos e estou ótimo”, declara Thomaz.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.