Ibama diz que obras de contenção da lama em Mariana estão atrasadas

Presidente do Ibama, Suely Belizário, e superintendente do instituto em Belo Horizonte, Marcelo Belizário Campos (Foto: Pedro Ângelo/G1)A presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Araújo, disse nesta terça-feira (25) que as obras da Samarco para contenção da lama que ainda vaza da barragem de Fundão, em Mariana, estão atrasadas. A informação foi dada durante uma entrevista coletiva na sede do instituto, em Belo Horizonte, sobre os trabalhos do instituto e do Comitê Interfederativo, que reúne autoridade de órgãos ambientes, além dos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, para definir ações sobre o deastre.

A barragem se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e atingindo várias outras localidades. Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades do Leste de Minas Gerais e do Espírito Santo. O desastre ambiental, considerado o maior e sem precedentes no Brasil, deixou 19 mortos.

A preocupação do Ibama é com a chegada do período chuvoso, que começa neste mês. Dentre as obras previstas está a construção do Dique S4, em Bento Rodrigues. Segundo a presidente do instituto, este dique é um “pedacinho” da gestão dos rejeitos. Apesar do atraso, Suely disse que as obras previstas serão suficientes para estancar o vazamento.

“Eu quero deixar claro que a gestão de um evento deste tamanho, deste porte, um desastre deste porte, ela não tem precedentes. Então, na verdade, as dificuldades que a empresa está enfrentando, agora a fundação está enfrentando e os órgãos que estão acompanhando isso estão enfrentando, têm a ver também com o aprendizado de como lidar com um evento deste porte. Você não tem experiências nem no plano internacional”, disse a presidente do Ibama, Suely Araújo.

Segundo a presidente, o período mais crítico está este período chuvoso, que vai até março de 2017. Quando esse período passar, de acordo com Suely, as estruturas já vão estar prontas para a próxima temporada de chuvas.

Com as chuvas, o instituto teme que a lama que ainda vaza da barragem e que ainda está em todo o percurso do Rio Doce seja novamente carreado para o leito do rio e chegue ao mar, atravessando Minas Gerais e o Espírito Santo. Este é o cenário mais pessimista, segundo o Ibama.

A presidente do instituto afirmou que a turbidez – presença de partículas em suspensão – da água próximo ao local do rompimento ainda está acima do normal e o instituto recomena que esta água bruta, sem tratamento, seja usada com prudência. Suely garantiu que a não há risco de uso da água tratada na região.

A Câmara Técnica de organização Social e Auxílio Emergencial do Comitê Interfederativo tem, segundo Suely, 8 mil famílias cadastradas que foram impactadas pelo rompimento da barragem. Outras 11 mil famílias aguardam cadastro porque o impacto sobre elas é avaliado. A câmara ainda mantém um programa de proteção de animais.

Ainda de acordo com Suely Araújo, desde o rompimento da barragem até hoje, foram emitidas 68 notificações à Samarco, sendo algumas sobre determinações de como proceder em várias situações e outras comunicando alguma irregularidade, e aplicou sete autos de infração e fez uma série de relatório, pareceres e notas técnicas sobre o desastre. Alguns destes documentos são usados pelo Ministério Público na investigação do que ela chamou de “acidente”.

No dia 20 deste mês, o Ministério Público Federal em Minas Gerais denunciou 22 pessoas e as empresas Samarco, Vale, BHP Billiton e VogBR pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana, na Região Central do estado. Dentre as denúncias, 21 pessoas são acusadas de homicídio qualificado com dolo eventual – quando se assume o risco de matar.

Segundo Suely Araújo, dos 77 locais vistoriados pelo Ibama na barragem de Fundão e na Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, conhecida como Candonga, em Santa Cruz do Escalvado, em apenas 8% foram encontrados operários trabalhando no reparo. Das obras de drenagem, 62% não foram realizadas e das obras de contenção, 53% ainda não foi finalizado.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.