Interpol emite alerta internacional para localizar filho de pernambucana

1A Interpol emitiu um alerta internacional para ajudar as autoridades brasileiras a localizar o garoto de 8 anos, filho de uma pernambucana, desaparecido desde o fim do ano passado, após ter sido levado pelo pai, de origem argentina. A Polícia Federal argentina já foi notificada sobre o caso, assim como as regiões de fronteira do Brasil sob fiscalização da Polícia Federal brasileira. Aeroportos internacionais espalhados pelo país também foram avisados e deverão intensificar a observação para o caso de pai e filho ainda estarem no Brasil.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Mariana Cavalcanti, a decisão foi tomada pelo desembargador Bartolomeu Bueno na noite da sexta-feira (19) e determina que qualquer pessoa que se opuser a entregar a criança poderá ser presa.

Até então, apenas a PF estava investigando o caso. Porém, com os indícios de que a criança teria sido levada para fora do país pelo pai, o empresário argentino Carlos Attias, o caso tomou uma dimensão internacional. Com o auxílio da Interpol, cartazes serão divulgados em aeroportos, estações de trem e nas fronteiras do Brasil com os vários países da América do Sul. Além disso, há uma atenção maior das autoridades locais de cada nação para o identificar o perfil do procurado.

O novo mandado de busca e apreensão expedido concede plenos poderes para a Interpol agir, de forma conjunta a Polícia Federal. “Tudo leva a crer que ele [Attias] se evadiu do país. Por isso, determinei que todos os meios necessários sejam utilizados para que a gente possa resgatar essa criança, não só no Brasil. A intenção é que ela retorne ao país, para sua mãe e para a sua família”, explicou Bueno. O desembargador ainda não classifica o sumiço como sequestro parental, mas salientou que está acompanhando de perto as investigações.

No último dia 10, a mãe da criança, a fisioterapeuta Cláudia Boudoux, 39 anos, denunciou à PF o sumiço do filho. Ela acusa o ex-marido de ter levado o caçula do casal. Desesperada, a mãe afirma que não se importa de que maneira o menino será achado e nem se prenderão o ex-marido. Para ela, o objetivo maior atualmente é encontrar o filho. A situação começou no Natal, quando o pai conseguiu na Justiça o direito de levar os dois filhos para passar a data com ele. Dias depois, apenas a filha do casal retornou para a casa da mãe.

“Eu e minha família não ficamos parados. Fico por minha conta investigando, fico indo a lugares, recebendo ligações”, conta Cláudia ao dizer que a ajuda da Interpol é uma esperança no fim do túnel para eles. “Esse momento é de trabalhar, de fazer qualquer coisa. A minha luta é por achar meu filho”, ponderou a mãe do garoto.

advogada do pai da criança, Kleyne Oliveira, afirma desconhecer o paradeiro de pai e filho.Segundo ela, o argentino alegou, na ocasião, que estaria “protegendo o menino”. A advogada afirma que foram prestadas duas queixas na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) contra a mãe. “Ele [criança] é maltratado pela mãe. O menino já declarou isso diversas vezes, inclusive na frente da própria mãe”, completou.

A mãe negou as acusações de maus tratos e afirmou desconhecer qualquer processo do tipo. “Ele pode até ter prestado queixa, mas nunca me citaram ou chamaram por causa disso”, defendeu Cláudia.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.