Jovem com lesão cerebral supera dificuldades e cursa Dança na UFPE
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
João Paulo Lopes, de 26 anos, sofreu teve uma lesão cerebral ao nascer que prejudicou seus movimentos e fala. O jovem se locomove essencialmente com cadeira de rodas e sua maior paixão é dançar. Após fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ele conseguiu realizar um sonho e, agora, cursa Dança na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Para fazer a prova, ele teve o acompanhamento de uma professora, que o acompanha desde mais novo, para traduzir o que ele dizia. Com a conquista, João sonha agora com voos mais altos. “Estou aqui pra desafiar e ser desafiado. e eu me amo”, diz com dificuldade, mas orgulhoso.
A história de João Paulo começa no Centro de Reabilitação e Valoração da Criança (Cervac), no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. No local, 300 crianças e adolescentes recebem atendimento de profissionais de saúde, incluindo fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos.
As professoras perceberam que, apesar de não conseguir se comunicar com palavras, ele tinha uma boa percepção de todo o entorno. Mauricéia Santiago acreditou no aluno e o alfabetizou. “Ele tinha uma grande dificuldade de comunicação oral, na fala, e os movimentos muito rígido, mas a gente percebia que ele tinha uma percepção muito boa. Conseguimos fazer as provas com todas as especifidades dele”, aponta a professora.
O começo da carreira na dança foi difícil para João Paulo. “Ele chegou a querer desistir, mas eu sempre estava do lado. Dizia para ele ‘você não vai sair, você não vai desistir. Você vai fazer da sua forma, do seu jeito’. Ele foi se adaptando muito bem a tudo que eu propunha e hoje ele está aí, cada vez mais conquistando esse mundo”, conta a professora de dança Laís Oliveira.
A parceira do jovem no Grupo de Dança Arco-íris, Thaís Alves, se inspira nele. “É um trabalho de integração das pessoas com deficiência na sociedade e eu acho importante adolescentes como a gente ter essa inciativa”, explica a estudante.
João Paulo é o nono filho da dona de casa Luciene Lopes, que se orgulha de ver o filho conquistar o sonho da faculdade. “Ele sempre acreditou e eu acreditei também. Chegou o dia e eu me sinto muito feliz”, conta a mãe.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário