Jucá quer sessão sábado e domingo para concluir impeachment em agosto

01O presidente do PMDB, senador Romero Jucá (PMDB-RR), defendeu no plenário do Senado, nesta segunda-feira (1º), que a Casa trabalhe nos últimos sábado e domingo do mês para que o julgamento final do processo de impeachment de Dilma Rousseff seja concluído ainda em agosto. Para isso, o peemedebista quer que o julgamento tenha início no dia 26, uma sexta-feira.

Em nota divulgada à imprensa, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, disse que a previsão é que o julgamento comece no dia 29 de agosto, uma segunda-feira. No entanto, no dia 26, uma sexta-feira, o magistrado já teria condições legais de convocar a sessão de julgamento. A projeção de Lewandowski é que o julgamento dure uma semana.

“Eu acho que nós tínhamos que trabalhar dia 26, 27, 28, 29, 30 e 31. Não tem porque o Senado não trabalhar sábado e domingo num momento grave como este. A Câmara votou o impedimento da Dilma num domingo. Senador não pode trabalhar sábado e domingo?”, questionou Jucá.

O parlamentar também lembrou que, no começo de setembro, haverá reunião da cúpula de líderes do Grupo dos Vinte (G20) e que seria importante que o Brasil tivesse uma definição sobre o governo antes desse encontro na China.

“No dia 2 de setembro, haverá na China um evento, um encontro internacional do G20 e lá deverá estar o presidente do Brasil, Michel Temer. E eu pergunto aqui: se o Senado não cumprir o seu papel até agosto, o presidente Michel Temer deveria participar dessa reunião como presidente interino do Brasil? Tendo que tomar decisões, tendo que explicar o contexto político e econômico do país a nível internacional?”, indagou o peemedebista.

Jucá foi um dos articuladores do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Ele chegou a chefiar o Ministério do Planejamento nos primeiros dias do governo interino. No entanto, pediu exoneração do cargo após a divulgação de áudios feitos pelo ex-presidente da Transpetro e delator da Lava Jato Sérgio Machado.

Nas gravações, Jucá aparecia sugerindo um pacto da classe política para “estancar a sangria” causada pelas investigações da Lava Jato, das quais é alvo.

Processo
O processo de impeachment no Senado está atualmente na fase intermediária, chamada de “pronúncia”. Esta etapa serviu para os senadores da comissão ouvirem depoimentos de testemunhas, solicitarem documentos para produção de provas, realizarem perícia e acompanharem a leitura da defesa pessoal da presidente afastada. Também foram entregues as alegações finais da acusação e da defesa.

O relator da comissão do impeachment, Antonio Anastasia (PSDB-MG), tem até esta segunda-feira para concluir seu relatório, que dirá se a denúncia por crime de responsabilidade contra Dilma é procedente ou não e se ela deve ser levada a julgamento final. O parecer é elaborado com base no material apresentado no período da pronúncia e será lido na comissão na terça-feira (2).

Na quarta-feira, senadores que integram a comissão especial discutirão o relatório para, então, votarem se estão de acordo com o texto na quinta-feira (4). Depois de votado na comissão, o parecer será analisado no plenário principal do Senado, em sessão prevista para iniciar na terça-feira (9). Se o plenário principal aprovar, por maioria simples, parecer pela procedência da denúncia, Dilma vai a julgamento final.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.