Laudo comprova que policial enviou bomba para advogado, diz delegado

Dois policiais federais foram presos suspeitos de mandar bomba para advogado, em Goiânia, Goiás (Foto: Murillo Velasco/G1)A Polícia Civil informou na manhã desta quinta-feira (29) que laudos periciais comprovam que o policial federal aposentado Ovídio Rodrigues Chaveiro foi quem mandou uma bomba para o advogado Walmir Oliveira da Cunha, de 37 anos, em julho deste ano, em Goiânia. O agente está preso, assim como o irmão dele, Valdinho Rodrigues Chaveiro, que é suspeito de ameaçar a vítima por causa de uma ação familiar.

De acordo com o delegado Valdemir Pereira da Silva, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), os laudos do Instituto de Criminalística da Polícia Técnico-Científica de Goiás reforçam a convicção sobre a autoria do atentado. “Esse foi um ato de vingança, um atentado contra a Advocacia do Brasil. O Walmir ganhou uma ação e isso causou uma revolta nos investigados e, consequentemente, eles partiram para vingança. Os laudos comprovam que foi o Ovídio quem entregou a bomba para um motoboy, que levou até o escritório da vítima”, afirmou.

O delegado explicou como a investigação chegou até os suspeitos. “Logo após o atentado o advogado foi ouvido e nos falou que tinha sido ameaçado por esses policiais. A gente já sabia que o motoboy que entregou o pacote era inocente, mas foi a partir do depoimento dele que encontramos as imagens de câmeras de segurança que registraram a pessoa que encomendou a entrega. A partir desse vídeo fizemos uma comparação inicial com a figura do Ovídio e vimos que havia semelhança. Então, passamos a investigá-lo e entregamos as evidências ao Instituto de Criminalística”, relatou.

A partir dos levantamentos, a equipe de peritos analisou as características físicas do suspeito que aparecia nas imagens com as de Ovídio, como cabelos, cor da pele, altura e queixo quadrado. Além disso, foram analisadas confrontadas as roupas que eram usadas pelo homem que aparecia no vídeo com as que a polícia apreendeu na casa do policial federal aposentado.

“Um fato que nos chamou a atenção foi uma tala que aparecia no braço do suspeito. Em levantamentos feitos a respeito da vida do Ovídio, encontramos fotos em uma rede social dele que mostram que ele também usava essa tala no braço. Sem contar que todas as outras.

A superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás, Rejane da Silva Barcelos, responsável pelo Instituto de Criminalística, explicou como foi feita a identificação do suspeito.

“O delegado nos trouxe 15 vídeos nos quais o suspeito aparecia. Então nossa equipe de peritos retornou até os locais e colocaram uma base de referência para que a gente pudesse comparar peso, idade, sexo. Inclusive a gente concluiu que o queixo, a cor do cabelo, a cifose, que é um desvio na coluna, a estatura, tudo bate. Também fizemos a análise das peças de roupas que foram apreendidas na casa dele e há compatibilidade com as que foram usadas pelo homem que aparece no vídeo”, afirmou.

Rejane ressaltou, ainda, que foi feito um mapeamento dos locais e a velocidade que o suspeito andou antes de entregar a bomba para o motoboy.

Ameaças
O delegado explicou que as investigações apontam que Ovídio entregou a bomba, mas o irmão dele, Valdinho, já tinha feito ameaças ao advogado, tudo porque a guarda da neta dele tinha sido revertida, por meio de uma medida judicial, na qual Walmir atuou.

“A guarda da criança foi retirada da filha de Valdinho e entregue ao pai. Então, o policial ameaçou o escritório do advogado. Ele disse para uma estagiária que trabalha no local: ‘Todos aqueles que participaram na ação iam pagar pelos prejuízos que geraram a minha família’. Assim, ele tinha interesse direto na morte do advogado. Isso está provado dentro dos autos”, afirmou Silva.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.