Lula, quem diria, virou flor do recesso

Como em outros jogos, o blefe é uma arma poderosa na política. Para quem tem muito cacife e costuma se dar bem quando pagam para ver, basta desafiar para afugentar adversários.

Foi assim que, por mais de uma década, o PT apostou e colheu vitórias. Usou e abusou dessa estratégia até aonde se lambuzou. Os fatos são conhecidos. No auge do escândalo do Mensalão, com a investigação em seu calcanhar, Lula ameaçou convocar as ruas para defendê-lo. Os tucanos não pagaram para ver.

Em pleno assalto aos cofres da Petrobras, na campanha eleitoral de 2006, os marqueteiros venderam a ilusão de que só Lula salvaria nossa maior empresa estatal do diabólico plano tucano para destruí-la. Os tucanos morderam a isca e perderam as eleições.

A fórmula foi repetida nas campanhas de Dilma nas eleições seguintes. A dose exagerada em 2014 virou estelionato eleitoral.

Os blefes petistas perderam a eficácia na derrocada de Dilma. Pediram apoio das ruas contra o impeachment, receberam rejeição. Inventaram um discurso eleitoral sobre um suposto golpe, não colou e tomaram uma tunda nas urnas.

O petismo entrou em crise. Algumas lideranças pregam uma reinvenção do partido. Mesmo entre elas o que mais se avalia é quando e como pular fora do barco. Metade da bancada na Câmara fareja qual rumo tomar.

Poucos acreditam que a turma que controla a máquina partidária vá abrir mão do poder interno, o único que lhes resta, mesmo que seja a derradeira saída do partido.

Com toda essa falta de perspectiva, sobrou ao PT a carta de sempre: Lula. Na receita habitual da cúpula petista, Lula é uma espécie de genérico da antiga “Pomada Maravilha”. Serve para curar dores de cabeça, do fígado, dos rins, perebas, luxações…

Para a cura dos males variados que o acometem, petistas plantam aqui e ali que, em 2017, Lula assumirá o comando do partido e evitará seu racha. Mais: se lança como candidato ao Planalto, em uma ação para neutralizar qualquer ofensiva da Justiça contra ele. Dizem apostar na eficácia desses dois movimentos. Apresentam até pesquisas, como a encomendada pela CUT, em que Lula tem pelo menos o dobro de intenção de voto de seus principais adversários.

Menos que blefe, pura balela. Meras flores do recesso.

Em narrativas de investigações judiciais em português, inglês, espanhol, francês, entre outras línguas, Lula está nas cordas, apontado como lobista da Odebrecht e de outras empreiteiras.

Há alguma perspectiva de ele virar esse jogo? Pelo contrário. Fontes da Operação Lava Jato informam que, nas delações premiadas, o clã Odebrecht e seus executivos descrevem, com minúcias e provas, sua ajuda a negócios no Brasil e no exterior, e entregam como  Lula, parentes e aliados foram regiamente recompensados.

Fim de linha.

Fonte: Magno Martins

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.