Mais de 10 mil civis fugiram dos bairros rebeldes de Aleppo em 24 horas

Civis esperam do lado de fora de um centro de polícia para visitar parentes que precisaram deixar distritos no leste de Aleppo, na Síria  (Foto: Omar Sanadiki/ Reuters)Mais de 10 mil civis fugiram dos bairros rebeldes da zona leste de Aleppo para áreas sob controle do governo nas últimas 24 horas, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Quase 150 mil civis fugiram dos bairros rebeldes desde 15 de novembro, dia em que o exército sírio iniciou uma grande ofensiva para reconquistar a totalidade de Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, indicou o OSDH.

Em alguns bairros ainda sob controle dos insurgentes não há mais civis, afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Na madrugada desta segunda-feira (12), o exército sírio se apoderou após duras batalhas do distrito de Sheikh Saeed, o principal distrito da cidade. A retomada de território ocorreu após o Estado Islâmico voltar a tomar no domingo (11) a antiga cidade de Palmira, após a retirada das tropas do exército sírio.

O regime sírio domina agora mais de 90% do que era a zona rebelde de Aleppo desde a divisão da cidade em 2012.

Aleppo se transformou em uma das principais frentes da guerra civil síria, na qual já morreram mais de 300 mil pessoas.

O conflito provocou em cinco anos o deslocamento, interno ou para o exterior, de metade da população do país.

Estado Islâmico toma Palmira

Na primeira admissão oficial do governo de que Palmira havia sido retomada pelos militantes, o governador da província síria de Homs Talal Barazi, afirmou à TV Ikhbariyah que o exército se retirou da cidade diante do avanço dos combatentes do EI.

A retomada de Palmira pelos extremistas já tinha sido divulgada pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). “Apesar dos ataques aéreos, o Estado Islâmico reconquistou toda a cidade de Palmira depois que o exército [sírio] se retirou do sul da cidade”, informou Rami Abdel Rahman, diretor da ONG.

Ao menos 120 integrantes das forças leais ao presidente sírio Bashar al-Assad morreram nos combates, acrescentou a ONG baseada em Londres.

A agência de notícias Amaq, do grupo radical, também havia divulgado a retomada total do controle da cidade.

Os radicais começaram as ofensivas contra Palmira na quinta-feira. Na manhã deste domingo, o grupo chegou a se retirar do local em função de violentos bombardeios da aviação russa que mataram diversos extremistas (a Rússia é aliada do governo sírio). Mas retomou o controle da cidade histórica mais tarde.

O Estado Islâmico tinha tomado o controle de Palmira em maio de 2015 e foi expulso pelo regime em março passado, com a ajuda da Rússia. Nos últimos dias, porém, o grupo radical retomou as ofensivas contra a cidade.

Durante a ocupação da chamada “pérola” do deserto sírio, o grupo extremista destruiu vários artefatos históricos.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.