Marinha segue sem pistas sobre piloto e caça que desapareceram no RJ

01A Marinha segue sem pistas sobre o paradeiro do piloto e do caça AF-1 Skyhawk que desapareceram em Saquarema, Região dos Lagos, na última terça-feira (26), após um acidente aéreo durante um treinamento padrão de ataque a alvos de superfície. As buscas pelo militar seguem sem interrupção nesta segunda-feira (1º) por água e por terra, mas de acordo com a Marinha, nenhum vestígio foi encontrado até o momento. O comandante do Corpo de Bombeiros acredita que a mudança na corrente marítima possa facilitar o processo.

Um navio-sonda continua atuando próximo à costa da Praia de Jaconé. Helicópteros estão sobrevoando o mar para tentar encontrar vestígios do caça AF-1 Skyhawk.

Correntes mudaram
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Sarto Bastos, as correntes mudaram desde o dia do acidente e estão mais favoráveis neste momento para que as buscas sejam realizadas. A corporação atua nas buscas pela areia da Praia de Jaconé.

“Na terça-feira que o avião desapareceu, as correntes estavam de sul para leste, que, no caso, levam as coisas para dentro do oceano. Neste momento, estão de leste para sul, e jogam as coisas para fora. Por isso, eu acredito que é mais provável encontrar algo agora”, disse.

Apesar da mudança das correntes, no entanto, o coronel reconhece que as chances de encontrar destroços na areia são bem remotas.

“Nós não temos certeza de nada. Mas continuamos com os quadriciclos na areia por via das dúvidas”, declarou.

Procedimento interno de investigação foi aberto
Um Inquérito Policial Militar foi aberto pela Marinha do Brasil logo após o acidente para apurar as causas do choque entre os dois caças. Segundo a corporação, não há nenhuma conclusão até a manhã desta segunda-feira. O prazo para a apresentação de um parecer é de até 60 dias.

A aeronave que caiu no mar é do modelo AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil. O outro caça envolvido no acidente, do mesmo modelo, voltou com segurança para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, de onde ambos haviam saído.

Navio-sonda
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, da Marinha do Brasil, chegou na tarde de quarta-feira (27) ao litoral de Saquarema. O navio tem 78 metros de comprimento, possui cinco laboratórios e tem capacidade para 130 pessoas.

Entre os equipamentos estão ecobatímetros multifeixe, perfilador de velocidade do som e sonar de varredura lateral. A embarcação pode ser operada remotamente

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.