MEC lança cartilha sobre a redação do Enem

A prova de redação é considerada uma das mais difíceis na avaliação nacionalFalta menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 6 de novembro. Esse é o período que os estudantes têm para revisarem os principais conteúdos das quatro áreas de conhecimento abordadas no exame.

É também nesta etapa final que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aproveitou para lançar a Cartilha do Participante na Redação do Enem 2016, disponível online. As 60 páginas do material traçam o perfil da avaliação e transparecem a metodologia de correção do texto, orientando os candidatos (leia o documento completo no fim do texto).

O Inep selecionou algumas das redações que conseguiram atingir a pontuação máxima, a desejada nota 1.000, nas três últimas edições do exame. A cartilha inclui comentários e explicações sobre o que foi exigido nas produções textuais.

A correção da redação do Enem é feita por dois professores, pelo menos, sem que um saiba da nota que o outro deu. Um terceiro corretor pode ler a prova caso as notas dos dois primeiros corretores sejam muito diferentes. O resultado será uma média entre as avaliações de cada um.

A estrutura da redação é baseada em cinco competências – demonstração do domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; compreensão da proposta e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

As produções com nota 1000 que foram corrigidas na cartilha trabalham com os temas “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” (Enem 2015), “Publicidade infantil em questão no Brasil” (Enem 2014) e “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” (Enem 2013). Elementos de coesão, capacidade argumentativa, repertório e proposta de intervenção no problema da temática são julgados e explicados nos comentários dos corretores.

A recomendação é que os estudantes fiquem atentos à estrutura do texto, seguindo a lógica de montar a tese, seguida do argumento e, por fim, a proposta de intervenção. Detalhes sobre o que faz a redação receber nota zero – tais como fuga total ao tema, texto de até sete linhas, desrespeito aos direitos humanos – também constam na cartilha.

Simulado

Para dar o gás final aos candidatos, o Hora do Enem, do Ministério da Educação (MEC) faz neste sábado (8) o quarto e último simulado de conhecimentos do exame. O teste pode ser acessado a partir das 8h e segue até o dia 16 deste mês, previsto para encerrar às 19h59. O cadastro é feito no site www.geekiegames.com.br.

São duas provas com 180 questões, no total. Por causa do tamanho, é indicado que o aluno faça em dois dias, como no Enem. São 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no primeiro dia. Já no segundo, serão resolvidas 90 questões de Matemática e Lógica, Português, Língua Estrangeira e Artes.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.