Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
‘Meu trabalho salva vidas’: a assistente social que há 30 anos ajuda mulheres no processo de aborto legal
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Meu nome é Tilde, sou assistente social deste hospital e estou aqui pra te ajudar”, é assim que Irotilde Gonçalves, 70, apresenta-se às mulheres vítimas de estupro que atende quase todos os dias no Hospital Municipal Arthur Ribeiro de Saboya, em Jabaquara, zona sul de São Paulo.
Paulista, nascida no interior, Tilde, como é conhecida pelos amigos e colegas, é responsável por encaminhar todos os casos de aborto legal, determinados pelo artigo 128 do Código Penal Brasileiro em situações de estupro, risco para a mãe ou feto incompatível com a vida. Ela vive diariamente uma realidade traduzida em números pela PNA 2016 (Pesquisa Nacional do Aborto), divulgada nesta semana. Segundo os dados do estudo realizado pela Anis e o Instituto de Bioética e pela Universidade de Brasília (UnB), até os 40 anos pelo menos uma em cada cinco das mulheres brasileiras já fez um aborto. Ainda de acordo com a pesquisa, em 2015, nas áreas urbanas, meio milhão de brasileiras teriam abortado ilegalmente.
Para a assistente social, no entanto, os percentuais não traduzem a gravidade do problema: “Tem um milhão de abortos no Brasil, e… quem morreu? Quem conseguiu fazer um aborto com segurança mas pagando caro? Essa estatística não reflete a realidade, que é muito pior. E as clínicas particulares? E as clandestinas?”.
O jeito educado de falar, o sorriso e o jaleco com flores bordadas de Tilde contrastam com a dureza de seu trabalho. “É difícil não chorar, não pode ser que a realidade seja tão desumana.”
Hoje com 70 anos, a assistente social fez parte da primeira equipe de atendimento de aborto legal, criada em 1989, pela então prefeita de São Paulo, Luiza Erundina. “Antes disso sabíamos que tinham casos de estupro e de aborto mas não tínhamos para onde encaminhar.”
Fonte: G1
Nenhum comentário