Ministério Público dá ultimato ao IML

1A crise no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife teve mais um capítulo ontem. A titular da 11ª Promotoria de Defesa da Cidadania do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ivana Botelho, recomendou à Secretaria de Defesa Social (SDS) uma solução para o problema das câmaras frigoríficas do local, que estão exalando na vizinhança o mau cheiro proveniente dos cadáveres. Com defeitos no compressor e no termostato, o local não consegue manter a temperatura recomendada para conservar os corpos, acelerando o processo de decomposição.

A promotora reuniu-se, na tarde de ontem, com a gerente da Polícia Científica, Sandra Santos, e com o diretor da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Britto. Foi dado à SDS um prazo de cinco dias para que novas peças sejam providenciadas para o local. Caso isso não aconteça, e aliado aos demais problemas estruturais do IML, uma interdição não está descartada. “É um último recurso e que nós não gostaríamos de tomar. Mas o fato é que as melhorias no instituto estão caminhando a passos muito lentos”, afirmou a promotora.

No dia 1º de março, o MPPE emitiu a recomendação, publicada no Diário Oficial, para que o Estado resolvesse a questão em 24 horas. No dia 2, nada de resposta. Então a promotora resolveu convocar a reunião para ouvir as explicações do governo.

Não é a primeira vez que as más condições do IML são alvo do MPPE. Em junho do ano passado, após denúncia do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), o órgão fez uma recomendação para que uma série de problemas estruturais – falta de equipamentos e de condições de higiene – fossem resolvidos. Na época, o governo do Estado afirmou que realizaria grandes reformas nas unidades do IML do Recife, Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, mas sem previsão para o início das obras.

“A situação do IML é inviável e compromete não só a integridade dos profissionais, que ficam expostos a doenças, como o próprio Pacto pela Vida, que já vem de muitos resultados ruins”, alega o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros.

Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) explica que vai cumprir o prazo de cinco dias estabelecido pelo Ministério Público na reunião de ontem para que o problema da câmara frigorífica seja solucionado. Segundo a SDS, “as peças quebradas da câmara fria do IML (um termostato e um compressor) já foram empenhadas e só não foram ainda instaladas porque a empresa contratada não dispunha em estoque das mesmas”.

Ainda de acordo com a secretaria, existem dois editais em realização para a aquisição de serviços e realização de obras: o primeiro é relativo à manutenção da câmara fria do instituto, e será publicado no Diário Oficial nos próximos dias. “O segundo, em avançado andamento, trata da aquisição de novas câmaras frigoríficas para o IML”, diz o texto enviado pela SDS.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.