Na Via-crúcis, papa denuncia consciência anestesiada da Europa ante refugiados

1O papa Francisco criticou o que chamou de “consciência indiferente e anestesiada” da Europa sobre os refugiados e migrantes, durante as orações da Sexta-feira da Paixão, em Roma, durante a qual ele também criticou padres pedófilos, comerciantes de armas, fundamentalistas e perseguidores religiosos.

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram para assistir à cerimônia, muitas com velas nas mãos, nos arredores do famoso Coliseu romano, onde se acredita que milhares de cristãos tenham sido mortos durante o império romano.

“Oh! Cruz de Cristo, hoje a vemos no Mediterrâneo e no Mar Egeu, que se tornaram cemitérios insaciáveis, reflexos de nossa consciência indiferente e anestesiada”, disse o pontífice de 79 anos, em alusão às milhares de pessoas que se aventuram em embarcações precárias para tentar chegar à Grécia e ao continente europeu.

Há algum tempo, Francisco vem pedindo à comunidade internacional para abrir as suas portas aos refugiados e combater a xenofobia – apelos que têm se intensificado desde um acordo polêmico firmado entre a Europa e a Turquia para expulsar os migrantes que chegam à Grécia.

O pontífice argentino não poupou os males da Igreja, denunciando com dureza os padres pedófilos, os quais descreveu como aqueles “ministros infiéis que, ao invés de se despirem de suas próprias ambições e vaidades, privam até mesmo os inocentes de sua dignidade”.

A Igreja continua a sofrer com casos de sacerdotes pedófilos e com acobertamentos no passado. Neste mês, um cardeal francês se viu confrontado com pedidos de renúncia por causa de alegações de que teria promovido um clérigo que tinha uma condenação anterior por abuso sexual.

Na sequência dos atentados mortais desta semana em Bruxelas, o papa criticou severamente “os atos terroristas cometidos por seguidores de algumas religiões que profanam o nome de Deus e que usam o santo nome para justificar sua violência sem precedentes”.

O papa acrescentou que “comerciantes de armas alimentam o caldeirão da guerra com o sangue inocente dos nossos irmãos e irmãs” e enfureceu-se contra “os traidores que, por trinta moedas de prata, condenam qualquer um à morte”, em alusão a Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus.

Francisco também evocou as expressões no rosto das crianças que fogem de guerras e “que frequentemente só encontram morte e muitos Pilatos que lavam as mãos” – uma referência a Pôncio Pilatos que, segundo a tradição cristã, disse estar atendendo a um pedido do povo ao mandar Jesus para o crucifixo, na tentativa de diminuir sua responsabilidade pessoal.

Em sua crítica abrangente, Francisco voltou-se, ainda, para os perseguidores dos cristãos, em particular, lamentando “nossos irmãos e irmãs assassinados, queimados vivos, com as gargantas cortadas e decapitados por lâminas bárbaras sob um silêncio covarde”.

Ele também condenou as culturas ocidentais, “nossa sociedade egoísta e hipócrita”, que deixa idosos e deficientes de lado e crianças à míngua.

Durante a cerimônia, um pequeno grupo de fiéis se revezou para carregara cruz nas 14 estações da Via-crúcis, evocando as últimas horas da vida de Jesus, enquanto o papa observava em meio a um esquema de segurança visivelmente elevado.

A Sexta-feira da Paixão é o segundo dos quatro dias da intensa programação da Semana Santa, que termina com o Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo.

No sábado, o pontífice participará de uma vigília pascal na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e no domingo celebrará a missa de Páscoa e dará a tradicional bênção “Urbi et Orbi” (Para a cidade e o mundo), abençoando Roma e o mundo.

Fonte: AFP

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.