Obama fará terça-feira último discurso do Estado da União

04820121O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará terça-feira (12) seu último discurso do Estado da União (State of the Union), uma semana após o anúncio de medidas para controlar a venda de armas. Tradicionalmente, esse discurso, direcionado à Câmara e ao Senado dos Estados Unidos, é focado na apresentação das prioridades políticas. No entanto, Obama já adiantou que o discurso do próximo dia 12 de janeiro será diferente.

Em um vídeo de antecipação do discurso, divulgado quarta-feira (6) pela Casa Branca, Obama afirmou que a intervenção, em vez da habitual apresentação de iniciativas ou projetos legislativos, será concentrada na sua visão para o país a médio prazo e na eleição presidencial, agendada para novembro deste ano.

“Neste discurso sobre o Estado da União, quero enfatizar, além dos progressos notáveis que conseguimos, o que temos de fazer em conjunto nos próximos anos. As grandes coisas que vão garantir aos nossos filhos uma América ainda mais forte e mais próspera”, disse o presidente norte-americano, cujo mandato termina em janeiro de 2017.

Obama disse também que nunca se sentiu tão otimista em relação ao futuro. “Desde que assumi as minhas funções há sete anos, em plena crise, nunca me senti tão otimista em relação ao próximo ano como hoje”, destacou.

No discurso do ano passado, o primeiro que Obama fez diante de um Congresso controlado por maioria republicana, o chefe de Estado afirmou que era tempo de “virar a página” depois da crise e das guerras, propondo uma ambiciosa agenda política.

Na ocasião, ele apostou no combate às desigualdades sociais, defendendo um pacote de benefícios fiscais para a classe média e o aumento do salário mínimo. Também propôs o aumento da carga fiscal sobre as famílias mais ricas e a reforma do sistema fiscal.

No campo internacional, o presidente norte-americano apelou para a necessidade de dar passos firmes em direção ao fim do embargo a Cuba e para uma autorização do uso de força contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque.

O discurso do Estado da União é uma tradição política americana iniciada pelo primeiro presidente, George Washington (1789–1797).

O discurso de terça-feira será o sétimo de Barack Obama, o 93º dos discursos State of the Union presidenciais de toda a história do país e o 225.º quando contabilizados todos os discursos escritos por presidentes. Eleito em 2008 e reeleito em 2012, Obama deixará a Casa Branca em 20 de janeiro de 2017.

Fonte: Agência Brasil

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.