Olinda, Paulista e Petrolina podem não ter segundo turno por atraso da biometria

1Três dos principais eleitorados do Estado, as cidades de Olinda, Paulista e Petrolina podem não ter segundo turno este ano por causa da baixa procura pelo recadastramento biométrico. Dos 1,2 milhão de eleitores de 24 municípios do Estado que precisariam fazer a biometria, 710,9 mil ainda não procuraram a Justiça Eleitoral. Após o dia 31 de março, os títulos que não tiverem sido renovados serão cancelados.

Em Olinda, cidade 313 mil votantes, apenas 34,3% já passaram pelo recadastramento. Em Paulista, cidade de 212 mil eleitores, apenas 52,9% se apresentaram à Justiça Eleitoral. Já em Petrolina, de 201 mil votantes, 54,6% passaram pela biometria. Pela legislação atual, o segundo turno só ocorre em cidades com um eleitorado superior a 200 mil pessoas.

“O TRE em peso e principalmente a presidência está preocupada no momento com o problema da biometria, porque tem municípios que estão abaixo de 50%. As pessoas que não comparecerem à biometria perderão direitos fundamentais como Bolsa Família, empréstimo bancário, transação imobiliária e passaporte”, afirmou o desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). “Depois de encerrado o prazo, nós não poderemos solucionar (o cancelamento dos títulos) enquanto não reabrir novamente o alistamento eleitoral futuro, o que só ocorrerá após a eleição”, alerta.

Para tentar agilizar o processo nessa reta final, o TRE tem deslocado servidores para reforçar o recadastramento. Os atendimentos em cada município atendem de segunda a sexta por agendamento feito no site do Tribunal, mas guichês foram disponibilizados para receber as pessoas sem marcação. Nos postos de Bairro Novo e Varadouro, em Olinda, e em Norte Janga, em Paulista, também estão abrindo nos sábados e domingos pela manhã.

No final do mês, 36 novos guichês também começarão a funcionar no Centro de Convenções. Enquanto isso, dois ônibus instalados no local atuam para receber os eleitores de Olinda.

Desde que o processo biométrico foi iniciado, em novembro de 2014, três cidades já finalizaram o prazo para seus eleitores: Araçoiaba, Iguaracy e Ingazeira, todas com mais de 70% do eleitorado recadastrado. Outras duas, Quixaba e Solidão, encerram os trabalhos no dia 23 deste mês. Ao todo, 73 municípios pernambucanos usarão o sistema biométrico em Pernambuco nas eleições deste ano.

CALENDÁRIO – Com a passagem do Carnaval, o calendário eleitoral deve ser intensificado tanto para os partidos e candidatos, quanto para os eleitores, que precisam estar atentos aos prazos da legislação eleitoral. Quem for tirar o título pela primeira vez ou mudar a cidade em que vota tem até o dia 4 de maio para procurar um cartório eleitoral. Já quem perdeu o título e precisar fazer uma segunda via, precisa ir à Justiça Eleitoral até o dia 27 de setembro. Os eleitores que deixarem de votar também precisam lembrar de justificar a ausência até 1º de dezembro (para o primeiro turno) ou 29 de dezembro (para o segundo turno).

Já para os políticos, todos os prazos foram alterados pela reforma eleitoral aprovada pelo Congresso. O período de campanha foi reduzido em 45 dias e agora só começa no dia 16 de agosto. O guia eleitoral e as inserções nas rádios e televisões só começam a ser exibidas a partir do dia 26 de agosto.

Para o TRE, a preocupação com os partidos é que o prazo para as convenções e registro das candidaturas também diminuiu.  Como é comum faltar documentos nos registros, o medo é que haja pouco tempo para os candidatos complementarem as inscrições. Além disso, o fato de a eleição ser municipal é um complicador, já que os registros não serão concentrados pelo Diretório Estadual de cada legenda, mas organizados pelas instâncias municipais em cada uma das 182 cidades.

“Os candidatos devem ter mais atenção para o registro deles no cartório eleitoral”, aconselha o presidente do TRE. “Muitos deles chegam de última hora e, como o prazo eleitoral diminuiu, o juiz obviamente terá pouco tempo para mandar ele complementar os documentos. Pode haver qualquer empecilho. E, se no tempo que o juiz fornecer ele não complementar, ele não será registrado”, adverte o desembargador.

Fonte:

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.