Operários aceitam suspensão de 1080 contratos de trabalho na Embraer

00Os trabalhadores da Embraer, em São José dos Campos (SP), aceitaram na manhã desta terça-feira (20) a proposta da fabricante de aeronaves para suspensão dos contratos de 1080 operários a partir de janeiro.

A aprovação do ‘layoff’ aconteceu durante assembleia na entrada do 1°turno, que reuniu cerca de quatro mil trabalhadores. Os funcionários do 2° turno votam a proposta às 15h30.

Os números de contratos que devem ser suspensos são menores do que a projeção inicial da companhia, anunciada em novembro, cuja intenção era de colocar até 2.000 trabalhadores em layoff.

Durante a assembleia, os funcionários aprovaram ainda mobilização contra ações que retirem direitos da categoria. “Não queremos mais que retirem direitos dos trabalhadores na Embraer. Nós não vamos pagar pela corrupção dela”, afirmou Herbert Claros, líder sindical na empresa.

O período de afastamento na Embraer deve ter de dois a cinco meses de duração. No período, os trabalhadores deverão participar de cursos. Eles serão divididos em grupos e sairão em períodos alternados, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018.

Durante a suspensão dos contratos, os funcionários atingidos pela medida recebem normalmente os salários, subsidiados pelo Governo Federal e pela empresa, mas ficam afastados da fábrica.

Os trabalhadores em layoff terão estabilidade garantida durante o período do layoff e por mais três meses após o retorno à fábrica. Serão incluídos no layoff trabalhadores das áreas de montagem da aviação comercial e executiva.

Cortes
Em nota anterior, a Embraer afirmou que o layoff é uma alternativa para cortar custos e para evitar mais demissões na unidade. Neste ano, cerca de 1,6 mil trabalhadores foram dispensadospor meio de Planos de Demissão Voluntária (PDV).

Desde agosto, a Embraer tem adotado um pacote de ações para reduzir em cerca de US$ 200 milhões ao ano as despesas da companhia. Além do desligamento de cerca de 1,6 mil trabalhadores por meio do PDV, a empresa também adotou férias coletivas.

No fim de outubro, a Embraer firmou acordo para pagar cerca de US$ 206 milhões a autoridades brasileiras e norte-americanas para encerrar acusações envolvendo o pagamento de propina e práticas irregulares em negócios fechados na República Dominicana, Arábia Saudita, Moçambique e Índia.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.