Os reflexos do desemprego

1O último emprego com carteira assinada de Alexandre Dias – 37 anos, pai de dois filhos – foi de motoboy, no ano passado. “Aí atrasaram os pagamentos e eu saí em janeiro. Ainda tentei botar currículo, mas não estão pegando ninguém, só botando pra fora”, conta. Ele não é só parte das estatísticas de demissões, mas também de seus reflexos: dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta sexta-feira (16) pelo IBGE, mostram que 9,1 milhões de pessoas procuraram e não conseguiram emprego no trimestre encerrado em outubro de 2015. Dono de um carrinho de pastéis no Centro do Recife, Alexandre também se encaixa em outros números da Pnad, que mostram a taxa de informalidade em crescimento, alcançando 45,1% no terceiro trimestre de 2015.

Considerados entre os mais consistentes indicadores de desemprego do País, os dados da Pnad são os mais abrangentes, incluindo cerca de 3.500 municípios. Os resultados são divulgados considerando “trimestres móveis” e os divulgados ontem mostram que a taxa de desemprego atingiu o pico de 9% no País. É maior taxa desde 2012, que faz com que filas como as que são vistas diariamente na Agência do Trabalho da Rua da Aurora (área central do Recife) tenham se tornado rotina.

O percentual pesa sobre os setores que mais empregam: no Brasil, mais de 40% dos desligamentos entre o quarto trimestre de 2014 ao terceiro trimestre de 2015 vieram do comércio – exceto veículos –, agropecuária e serviços domésticos. Em Pernambuco, quando considerados os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a construção civil foi a que mais cortou vagas. Entre janeiro e novembro de 2015, o total de vagas na área em 21%. Números que pesam também contra quem tem formação superior. A engenheira civil Laís Alves, 29, foi demitida em setembro do ano passado e desde então busca colocação na área, inclusive em outros Estados. “Em paralelo, entrei no mercado de cosméticos. Também pretendo começar a estudar para concursos”, relata a engenheira.

Em entrevista do JC, o membro do Conselho Federal de Economia (Cofecon) José Luiz Pagnussat lembrou que os dados de novembro e dezembro deverão começar a desenhar uma estabilização desse quadro, até pela sazonalidade da época, em que aumentam contratações temporárias para o fim do ano. Ainda que esse efeito passe em janeiro, ele acredita que a tendência é de estabilização este ano, em médio prazo, de reversão dessa situação. Ele faz a ressalva que tudo isso está diretamente ligado ao direcionamento político da agenda do emprego no País. “O ajuste fiscal não pode ser o único objetivo. Sem pensar nos empregos das pessoas, perdemos todo o esforço de uma década para criar esses postos de trabalho”, analisa.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.