Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Desde 2001, Maria do Carmo Gomes vem lutando contra diversos tipos de câncer. Ela já venceu os tumores na mama direita, no útero, nos ovários, na tireoide e, no momento, está tratando de um câncer na mama esquerda. Mesmo assim, seu riso é alto e contagiante. “É a vontade de viver”, diz.
Moradora de Limoeiro, ela foi a Recife fazer uma sessão de radio, mas a máquina do hospital não estava funcionando. Um pouco abatida, e sem querer perder a viagem, ela foi ao Hospital do Câncer de Pernambuco, sem saber da sessão de maquiagem que uma turma do Senac estava promovendo.
Depois da drenagem linfática, sentou no pátio para ser maquiada e animar seu dia. “Cheguei aqui meio pra baixo, mas vocês me deixaram outra. Meu marido vai conhecer outra mulher quando chegar em casa. Estou poderosa!”, disse, sorrindo.
Ana Paula Cavalcanti, que maquiou Maria do Carmo (ou dona Liquinha, como a conhecem em Limoeiro), ficou igualmente emocionada. Tendo descoberto um câncer na tireoide em março, a maquiadora estava com medo de fazer a cirurgia.
“Enrolei meu médico, nunca fiz uma cirurgia. Mas ela me deu forças, vou parar de adiar”, disse. Após a remoção do tumor, não é necessário fazer acompanhamento com quimio ou radioterapia. “Não fica nem cicatriz”, mostrou dona Liquinha, que já superou esse tipo de CA.
A ação que colocou Liquinha e Ana Paula no caminho uma da outra foi promovida pela turma de maquiagem do Senac que está se formando. “Foi uma forma de retribuir e mostrar nossa gratidão pela ajuda das voluntárias e pacientes que falaram no documentário”, explica o professor da turma, Silvio Braga. O documentário foi uma das opções para o projeto de conclusão dos alunos. A turma poderia ter feito um desfile ou um catálogo com maquiagens, mas preferiram realizar o projeto Beleza pela Vida para falar sobre como a estética pode ajudar no ânimo das pacientes.
O HCP já conhece essa ideia. Tendo o Grupo da Beleza coordenando o Espaço da Mulher, o hospital distribui perucas, lenços, próteses e o que for preciso para subir a autoestima das pacientes. “Estamos sempre de portas-abertas para os grupos com iniciativas como essa, que contribuem para o bem estar dos nossos pacientes. Eles tiram uma lágrima e acrescentam um sorriso”, disse a presidente da rede feminina de voluntárias do Hospital do Câncer, Maria da Paz.
Documentário
O documentário Beleza pela Vida foi promovido em parceria com os alunos de rádio/tevê do Senac e com o Hospital do Câncer de Pernambuco. A exibição será no dia 18, às 13h, no auditório do Senac. Quem quiser assistir, deve levar um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada à casa de apoio NADI (Núcelo de Apoio aos Doentes do Interior).
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário