Paulo apresenta oportunidades de investimento em Pernambuco para empresários em SP‏

_ALL7151O governador Paulo Câmara abriu, ontem (09.08), o seminário “Pernambuco, Celeiro de Desenvolvimento”, realizado pelo Valor Econômico, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Diante de uma plateia de executivos e investidores, o chefe do Executivo estadual apresentou o modelo de gestão de Pernambuco e destacou como a ferramenta que tem contribuído para atrair negócios, dar segurança às empresas e possibilitar melhores resultados, apesar do cenário de forte instabilidade econômica.
 
“Esse modelo de gestão é o grande diferencial do nosso Estado diante dos desafios que temos nos bons e maus momentos. Trabalhamos a partir de informações e de um conjunto de ferramentas que ajudam muito a avançar e potencializar as oportunidades”, afirmou o governador. Na plateia, executivos da FCA – Fiat Chrysler, Achē, Tigre, Unilever, Bunge, Casa dos Ventos, Kimberly-Clark, entre outros.
 
O ponto alto da fala de Paulo Câmara foi a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo “Pernambuco 2035”. “Esta é a parte onde eu queria chegar e a mais importante desta palestra. O plano começou com o ex-governador Eduardo Campos. Tudo o que se discute em Pernambuco é pensado no ‘para frente’. No nosso Estado, discutimos políticas públicas para os próximos 20 anos”, declarou o governador.
 
O PE 2035 é focado em uma gestão eficiente com monitoramento constante para colocar Pernambuco, dentro de duas décadas, entre os cinco melhores Estados do Brasil para se viver, empreender e prosperar. Na ocasião, o governador afirmou que a educação e o conhecimento são os pilares mais fortes do plano.
 
Paulo citou números da educação no Estado, que saltou da 26ª colocação para a 1ª na menor taxa de abandono escolar do Brasil; as cinco Escolas de Referência de Ensino Médio estão entre as melhores do País no Enem 2014; as mais de 300 escolas de tempo integral distribuídas por todo o Estado; e o Programa Ganhe o Mundo, que este ano levará mais de mil alunos da escola pública para estudar língua estrangeira em diversos países.
 
“As empresas que estão em Pernambuco e as que querem ir para o Estado sabem do nosso potencial e sabem que contam com um Governo que funciona, que tem gestão, faz entregas e cumpre compromissos. Temos um Estado pronto para os desafios do mundo moderno e o desafio de superar a crise e fazer parcerias em favor da população”, afirmou Paulo, em entrevista, após o seminário. “Em Pernambuco, setor público e privado conversam muito. E temos trabalhado para deixar o Estado cada vez mais competitivo e fazermos a política do ganha-ganha. Ganha o Estado e ganha o investidor”, completou.
O modelo de gestão adotado por Pernambuco foi implantado em 2007, no início do Governo Eduardo Campos. É alicerçado no planejamento, execução, monitoramento e execução. Tornou-se uma política de Estado.
 
O seminário do Valor foi dividido em três painéis: Atração de investimentos, Inovação e Infraestrutura/Logística. O Porto Suape foi o maior destaque nas apresentações.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Thiago Norões, falou sobre “Política de Desenvolvimento e Atração de Investimentos”. “Trabalhamos com uma gestão eficiente e que sabe dialogar com o setor privado, o que nos permite bastante otimismo, mesmo na atual situação econômica do País. Desta forma, temos muito a contribuir colocando em evidência cases de sucesso como a interiorização do desenvolvimento e o Porto de Suape”, destacou. Participaram como debatedores neste painel, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães, e o diretor de Assuntos Corporativos da Unilever Brasil, Antonio Calcagnotto.
 
“Apresentamos Pernambuco como destino privilegiado do Norte e Nordeste brasileiro. E Suape  foi objeto de atenção dos palestrantes, como uma locomotiva do desenvolvimento do nosso Estado. É um diferencial que nós temos. No desdobramento deste evento, temos certeza que teremos novos negócios para nosso povo”, destacou Norões, após o evento.
 
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucia Melo, falou sobre “Oportunidades em Tecnologia e Inovação”, no Painel 2. O diretor Jurídico e de Desenvolvimento de Negócios da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Márcio Lima, e o superintendente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Sergio Cavalcante, foram os debatedores.
 
No Painel 3 o tema foi “Investimentos em Infraestrutura e Logística”, que teve como palestrantes o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o diretor de Projetos e Novos Negócios da Casa dos Ventos, Lucas Araripe; e o presidente da MSC Brasil, Elber Alves Justo.
 
DEPOIMENTOS – Antonio Calcagnotto destacou que em Pernambuco a empresa e o investidor têm a certeza do cumprimento dos compromissos pactuados. “O atendimento que a gente tem em Pernambuco é profissional. Lá, nós (empresa) é que somos cobrados. Está aqui (no evento), o presidente da Compesa, Roberto Tavares, me lembrando de uma conquista nossa que vamos assinar”, disse Calgnotto, referindo-se a uma demanda da empresa na fábrica de Escada, na Mata Sul, cuja previsão de inauguração é 2018, com 2.100 novos postos de trabalho. A Unilever tem unidades em Jaboatão, Garanhuns, Ipojuca (Suape) e Igarassu. O executivo também elogiou o trabalho da secretária Lúcia Melo e destacou a qualidade de startups no Porto Digital.
 
Diretor Jurídico e de Business Development da Foat Chryslef – FCA para a América Latina, Márcio Lima, declarou que Pernambuco oferece duas das principais garantias que uma multinacional deseja: segurança e previsibilidade. “A avaliação que nós temos é que após anos de convivência nosso processo de aprendizado foi extremamente rico. O Governo do Estado tem um modelo de gestão interessantíssimo e muito útil para nosso desenvolvimento, um monitoramento importante para nossa atividade e muito foco”, disse Lima.
 
O executivo lembrou Eduardo Campos em sua palestra ao dizer que o ex-governador tinha “a determinação de fazer as coisas darem certo de forma objetiva e muito clara”. E que este modelo é continuado agora. “O fator mais relevante em todo esse processo é que, após seis anos de convivência, não tivemos nenhuma pressão que conflitasse com nossos princípios éticos. Esta foi mais uma experiência relevante que nos surpreendeu”, afirmou o executivo da FCA.
 
Lima frisou que não é à toa que está em Pernambuco, no município de Goiana, na Mata Norte, a fábrica mais moderna e inovadora da FCA no mundo. “Produzimos lá muito mais que nossas expectativas (250 mil veículos por ano) e estamos na fase de expansão da produção. O executivo enumerou as qualidades que a multinacional italiana encontrou em Pernambuco. “Ambiente favorável aos negócios, forte cultura empreendedora, Clusters de inovação, formação acadêmica com viés empreendedor e vocação para economia criativa”.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.