PE diminui número de cidades com potencial turístico em três anos

Morro Dois Irmãos  (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)O número de cidades de Pernambuco com potencial turístico diminuiu. De acordo com o Ministério do Turismo, que lançou nesta terça-feira (12) a versão 2016 do Mapa do Turismo Brasileiro, o estado reduziu de 72 para 57 o número de municípios participantes de suas 14 regiões turísticas. O último dado se referia ao ano de 2013, quando foi divulgada a versão anterior do levantamento.

Os 57 municípios pernambucanos presentes no mapa dividem-se em cinco categorias, a partir do desempenho da economia do turismo na localidade. Pela metodologia, as 23 cidades contempladas nas categorias A, B e C apresentam 95% dos empregos formais em meios de hospedagem; 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. Já os 34 municípios que fazem parte dos grupos D e E apoiam as cidades geradoras de fluxo turístico fornecendo mão de obra ou insumos para o atendimento aos turistas.

Elaborado em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo de cada estado, o levantamento é um instrumento de orientação para o desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas pelo Ministério do Turismo. Pernambuco acompanhou a tendência nacional: dos 26 estados brasileiros, 24 tiveram o número de municípios reduzido entre as versões de 2013 e 2016, apenas Pará e Santa Catarina apresentaram um aumento. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

A construção do mapa com os órgãos de turismo estaduais contou com oficinas e reuniões em todos os estados para definir quais cidades se enquadram nos critérios adotados. Esses critérios são baseados em uma portaria do ministério que considera, entre outras questões, a existência de um órgão responsável pelo setor, de verba específica e a oferta turística regional. A cidade também precisa assinar um termo de compromisso com o Ministério do Turismo.

De acordo com o ministério, o mapa atual “traz um retrato mais adequado à realidade do país”, pois nem todas as cidades da versão anterior tinham potencial turístico. Isso porque 92% (1.078) dos municípios que deixaram o mapa estavam listados como D e E dentro do programa de categorização dos municípios turísticos – ou seja, já não tinham infraestrutura capaz de atrair turistas para suas cidades.

Confira a lista, por região turística, das cidades de Pernambuco que fazem parte do levantamento:

Águas da Mata Sul: Palmares, Quipapá e São Benedito do Sul.
Águas e Vinhos do Vale do São Francisco: Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.
Cangaço e Lampião: Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.
Costa Náutico Coroa do Avião: Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá e Paulista.
Encantos do Agreste: Agrestina, Cupira, Lagoa dos Gatos e Panelas.
Encantos da Chapada do Araripe: Araripina, Bodocó e Exu.
Engenhos e maracatus: Itambé, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Paudalho e São Lourenço da Mata.
Fé e arte: Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Garanhuns, Ibimirim, Pesqueira e Sanharó.
História e mar: Cabo de Santo Agostinho, Fernando de Noronha, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda.
Dos arrecifes e manguezais: Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré.
Ilhas e Lagos do São Francisco: Belém do São Francisco e Petrolândia.
Moda e ecoturismo: Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte.
Serras e Artes de Pernambuco: Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Gravatá e Vitória de Santo Antão.
Teares, Bordados e Raízes Musicais: Bom Jardim, Limoeiro, Passira e Timbaúba.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.