PM detalha operação e lamenta desfecho de caso na Iputinga

1Diante do fim trágico do caso do corretor de imóveis que fez a mulher refém por quase 30 horas, no fim de semana, na Iputinga, na Zona Oeste do Recife, o Comando-Geral da Polícia Militar de Pernambuco divulgou uma nota oficial sobre o trabalho realizado na área. O texto, publicado no fim da noite de domingo (10) e assinado pelo comandante-geral, coronel Carlos D’Albuquerque,  lamenta o desfecho do episódio, no qual o homem acabou morrendo.

Na nota, a PM  detalha como foi a operação de negociação. “Desde o acionamento da primeira viatura policial, por volta das 14h do último sábado (9), foram mais de 28 horas de intensa negociação com policiais militares da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), que é uma tropa reconhecidamente treinada para este tipo de episódio. No primeiro momento, negociadores da Cioe iniciaram o processo de liberação de uma mulher que, apesar de ser esposa da vítima, era mantida, aparentemente, refém e sob a ameaça de um revólver.”, informa  a Polícia Militar.

O texto enviado pela corporação  relata os momentos de tensão. “Ainda na madrugada do domingo, por volta das 2h, a mulher foi liberada com a integridade física preservada, sendo, imediatamente, atendida pelas equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros.”

A PM  falou também sobre a tentativa de evitar o desfecho trágico e como foi feita a tentativa de reanimação da vítima. “Com a liberação da mulher, a equipe da CIOE, que já se reservava em um segundo grupo, iniciou uma nova negociação para preservar a vida de Humberto, que se mantinha com sinais de transtornos psicológicos e confinado na suíte de um dos quartos, que fica no 1° andar da casa. Durante o confinamento, a vítima efetuou cerca de dez disparos de arma-de-fogo e o último, que ocorreu às 19h, o atingiu fatalmente, apesar da equipe do SAMU ter realizado manobras de suporte à vida durante 40 minutos.

Por fim, a nota da polícia relata o acompanhamento do caso pelos parentes do corretor: “A atuação dos policiais militares, de equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foi acompanhada por familiares, que já enlutados com a morte do pai da vitima, na última sexta-feira (8), sofre, agora, com a morte trágica de outro ente querido.”

Entenda o caso
O drama da família do corretor de imóveis, de 56 anos, ocorreu em uma casa na Rua Barão do Livramento. Depois de quase 30 horas de enegociação, por volta das 20h de domingo (10), ele deu um tiro no peito. Uma equipe do Samu ainda tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu aos ferimentos. Vizinhos relataram para a polícia que o pai do corretor era psiquiatra e morreu na sexta-feira (8). A Polícia Militar acredita que isso pode ter ocasioando o surto.

Armado, ele chegou a fazer a mulher, uma enfermeira de 51 anos, refém por mais de 15 horas. A mulher conseguiu enviar uma mensagem para a polícia, que se dirigiu ao local.

Ao liberar a esposa, na madrugada deste domingo, o homem teria corrido para os fundos da casa e se trancado em um closet. Ainda dentro do armário, ele fez diversos disparos em direção aos policiais, que fecharam a rua desde o sábado (9).

Responsáveis pela negociação, policiais da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) chegaram no local por volta das 14h30. A mulher foi liberada por volta das 2h deste domingo (10), muito abalada. De acordo com a PM, o homem já havia feito ao menos sete disparos contra os policiais.

Mais de 40 policiais estavam no local na tarde deste domingo (10), assim como equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.