‘Pode salvar uma vida’, diz doadora que recebeu sangue durante gravidez

Hemocentro de Ji-Paraná, RO (Foto: Marco Bernardi/G1)Mais de 32 mil pessoas estão cadastradas no Hemocentro para doar sangue em Ji-Paraná, na região central do estado. Doares e receptores de sangue ressaltam a importância da ação que, para eles, pode salvar vidas. Dia 25 de Novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O doador Evandro Vieira Golveia foi ao hemocentro pela quarta vez doar sangue. Para ele, este é um grande ato de amor que o ser humano por demonstrar ao outro. “A base para todo tipo de religião é o amor ao próximo. Isso é uma demonstração disso, tenho a oportunidade de salvar uma vida”, afirma.

A agente administrativa, Katiuscia Brito, 34 anos, é doadora de sangue desde os 18 anos de idade. Para ela, é muito importante este ato. “Há 16 anos faço doação voluntária e, se pudesse, doava todo mês. Sempre que posso incentivo a doar, pois você pode salvar uma vida”, acredita a doadora voluntária.

Há seis anos, ela vivenciou o outro lado da moeda. Katiuscia precisou de sangue quando estava grávida de seu segundo filho. “Tive uma gravidez de risco. Com 6 meses e 20 dias, meu filho queria nascer, tive muita perda de sangue e precisei de uma transfusão”, relembra Katiuscia.

A jovem recebeu duas bolsas de sangue que salvaram sua vida. “Nunca tive problemas em doar e sei que há seis anos, alguém me salvou com verdadeiro ato de amor”, relembra.

A professora Marcia Regina precisou de doação de sangue também durante a gestação, no ano de 1996. “Meu quadro era de problema vasculares e também anemia. Fui orientada pela médica para que tomasse sangue antes do parto, pois, faríamos também a laqueadura”, conta.

Segundo Marcia, na época ainda não existia o hemocentro e as doações de sangue aconteciam de forma mais direta. “A gente encontrava alguém que tinha um sangue compatível e fazia os exames básicos e pronto. Na época, meu marido quem doou para mim”, relembra Regina.

De acordo com a assistente social Francisca de Lima, o panorama atual da doação de sangue em Ji-Paraná está equilibrado. “Trabalhamos intensamente para mantê-lo e não estamos em um estado crítico. Acompanhamos o panorama nacional”, explica.

Mesmo com mais de 30 mil cadastrados, ele explica que existem também os impedimentos de doação. “Temos aqueles que tem seus impedimentos temporários ou até mesmo definitivos, e nós sempre temos necessidade de novos doadores”, diz.

Para doar sangue, o voluntário precisa estar dentro de três primeiros critérios básicos. No mínimo 16 anos; neste caso precisa de autorização do pai ou responsável, peso acima de 50 quilos e boas condições de saúde. Depois de avaliados estes critérios, o doador passa por triagens hematológica e clinica que mostra se ele está apto ou não à doação.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.