Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Policiais dos EUA aparecem em vídeo em que negro desarmado é morto
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A polícia de Chicago, nos Estados Unidos, divulgou nesta sexta-feira (6) um vídeo mostrando os momentos que antecedeu e o que sucedeu a morte de um jovem negro de 18 anos, que estava desarmado e foi baleado pelas costas por um policial em 28 de julho.
As imagens foram obtidas por câmeras instaladas nos uniformes dos agentes, mas o momento em que os tiros foram disparados não foi divulgado. Segundo a polícia, o momento não foi registrado porque o dispositivo não estava funcionando ou estava desligado.
O jovem morto, Paul O’Neal, tinha roubado um veículo e tentava fugir das autoridades pelas ruas de Chicago – as imagens divulgadas começam neste ponto. Dois agentes disparam suas pistolas contra o veículo conduzido por O’Neal, que se choca contra outro carro da polícia.
Após o impacto, O’Neal sai do veículo e corre em direção ao quintal de uma casa. Vários policiais o perseguem quando um policial atira, acertando suas costas. Embora o momento não tenha sido registrado diretamente, é possível ouvir o barulho dos disparos pela gravação da câmera de um outro policial, que estava chegando ao local.
A sequência da gravação mostra um agente gritando “mãos atrás das costas” e “atirou contra a gente” e xingando O’Neal, que teve a cabeça pressionada contra o chão. Sua esposa corre para buscar ajuda, e quando retorna o jovem já estava com as costas ensanguentadas.
O vídeo mostra então o diálogo entre os agentes, pelo menos meia dúzia deles, comentando sobre o que aconteceu. Um deles pergunta se o jovem atirou, mesmo estando desarmado. “Ele disparou contra a gente, certo?”, questiona, enquanto outro lamenta seu destino após o disparo: “Agora vou passar 30 dias em uma mesa”.
Após o incidente, a polícia de Chicago suspendeu de suas funções três dos agentes envolvidos no tiroteio por ter “violado” os protocolos do corpo. O superintendente da polícia de Chicago, Eddie Johnson, prometeu que, se for comprovado que os agentes são culpados, eles terão que “prestar contas” por isso.
Fonte: G1
Nenhum comentário