População reúne reivindicações em ato no Centro de Petrolina, PE

1A manhã desta quarta-feira (20) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi marcada por protestos no Centro da cidade. Diversos grupos se reuniram para reivindicar contra o fechamento do Matadouro Público de Petrolina, o aumento no preço das passagens de ônibus, o despejo de moradores do bairro Vila Chocolate, o fechamento do Centro de Abastecimento de Petrolina (Ceape), entre outras pautas. A concentração foi no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, por volta das 8h.

Os manifestantes levaram cartazes, faixas, apitos, fogos de artifício e carros de som. Os trabalhadores saíram em caminhada pelas ruas do Centro, passando em frente ao Fórum Dr. Manoel Francisco de Souza Filho e finalizaram o trajeto na Prefeitura de Petrolina.

O impasse no abatedouro acontece desde 2014. O Ministério Público, a Vigilância Sanitária e a Prefeitura consideram a estrutura do local inadequada para o abate de bovinos, ovinos, caprinos e suínos. A alternativa proposta aos marchantes foi a de eles levarem os animais para serem abatidos em um matadouro privado na cidade vizinha, Juazeiro-BA. Pedro Gomes é funcionário do Matadouro Público de Petrolina há 28 anos e esteve presente no protesto com os familiares. O marchante teme que ele e os colegas percam o emprego com o fechamento do espaço. “Nós estamos aqui hoje contra o fechamento do Matadouro. 150 pessoas podem ficar sem trabalho. Tem gente que está lá há mais de 30 anos. Também somos contra o aumento da passagem, porque prejudica todo mundo e isso é um absurdo. Tudo aumenta, menos o salário da gente”, declarou.

O presidente da Associação dos Feirantes do bairro Areia Branca, Eliezer Lopes de Barros, também foi ao movimento e afirmou que o fechamento do abatedouro prejudica também os feirantes. “Estão querendo mudar o local para Juazeiro, na Bahia, que é outra cidade, outro estado. A carne precisaria ser transportada refrigerada e depois colocada em balcões com refrigeração nas feiras. Só que as feiras livres de Petrolina não estão preparadas para isso. Não têm a estrutura necessária. Corre o risco da carne estragar. É muito melhor com o Matadouro onde está”, afirmou.

Outro manifestante que fez o trajeto é o representante dos moradores do bairro Vila Chocolate, Fábio Lourenço, que foi com os familiares pedir que a ordem de despejo fosse reavaliada. Mais de 200 famílias construíram residências em um terreno que pertence à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que estava em desuso. Segundo a decisão judicial, os moradores devem sair até o dia 12 de fevereiro. “O que está acontecendo no bairro é um absurdo. Uma decisão judicial que determinou a nossa saída. A gente pede que revejam essa decisão. Ali vivem famílias há vários anos. Eu e minha família chegamos no bairro há mais de 10 anos e já havia pessoas vivendo no local, crianças, idosos e trabalhadores. O povo está sofrendo muito com essa injustiça”, disse Fábio.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.