Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Os moradores do Recife devem se preparar para mais um dia de chuva, nesta quarta-feira (30). A previsão da Agência Pernambucana de águas e Clima (Apac) aponta para precipitações que vão de moderadas a fortes, no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste. Na terça-feira (29), a agência enviou aviso para os responsáveis pela defesa civil dos municípios da região, que entraram em alerta.
No fim da terça e madrugada e começo da manhã desta quarta, a chuva atingiu o Grande Recife com intensidade No Cabo de Santo Agostinho, entre 9h de terça e 6h de quarta, foi registrada a maior precipitação: 104 milímetros. Na capital, houve chuva de 54 milímetros, notificada pelos equipamentos instalados na Boa Vista, área central. A maior chuva, no entanto, correu em Serra Talhada, no Sertão, com 116.8 milímetros.
No início da manhã desta quarta, já havia pontos de acúmulo de água em algumas vias do Recife. Em Boa Viagem, a Avenida Conselheiro Aguiar apresentava problemas. Na Antônio de Góes, no Pina, era difícil trafegar, sobretudo, na faixa da esquerda.
Carros chegaram a andar no sentido contrário para escapar do alagamento. O acúmulo de água também foi observado em alguns trechos da Agamenon Magalhães, Abdias de Carvalho, José Rufino, Mascarenhas de Moraes e no largo da Cabanga.
Também havia muita água acumulada na Segunda Perimteral, em Olinda. Para os motoristas, o importante e evitar a alta velocidade e ficar atento às condições de visibilidade.
Apenas em março deste ano, a capital pernambucana já registrou o acúmulo de 161 milímetros de chuva, o que representa 61% da média história para a época. Segundo a Apac, os dados correspondem ao período do dia 1º até o dia 28 deste mês.
Reclamações
O WhatsApp da Globo Nordeste recebeu registros de alagamentos em diferentes pontos do Grande Recife, nos municípios de Olinda (na Avenida Presidente Kennedy e na Rua 13 de Junho, no bairro de Aguazinha) e do Cabo de Santo Agostinho (na BR-101, no bairro Ponte dos Carvalhos; na Rua Manoel Francisco do Nascimento, no bairro Jardim Santo Inácio; e na Rua Tenente Coronel Evilásio Novaes de Gominho, no bairro da Cohab; na Avenida Presidente Vargas, no Centro). No Cabo, choveram 114,85 milímetros nas últimas 24h, segundo o monitoramento pluviométrico da Apac, atualizado às 19h30.
A chuva também causou transtornos em Jaboatão dos Guararapes. Algumas vias do bairro de Candeias, como a Rua Major Médico Vicente Fonseca de Matos, ficaram sem energia elétrica. De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), uma equipe seguiu para o local para solucionar o problema.
Shows cancelados da Festa da Pitomba
Uma das mais tradicionais comemorações de Jaboatão dos Guararapes, que acontece de forma paralela à festa de Nossa Senhora dos Prazeres, a Festa da Pitomba teve os shows da noite desta terça-feira cancelados. De acordo com a organização do evento, a decisão foi tomada após o alerta emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), que divulgou previsão de chuvas fortes para o município nas próximas 24 horas.
A festa começou no último domingo (27) e segue até a próxima segunda-feira (4). Na terça, a programação da Pitomba contava com shows das bandas Vilões do Forró, às 21h, e Torpedo, às 22h30, ambos no Pátio Principal. No Polo Praça dos Canhões, a apresentação era de André Malakoff.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário