Projeto de casa flutuante leva alunos de PE para competição na China

estudantes_arquitetura_peAs recentes chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR) provocaram a perda de vidas, casas, móveis e lembranças de muitos moradores, mas despertaram uma ideia promissora em um grupo de estudantes de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Tocados pelos transtornos causados pelos alagamentos, os estudantes desenvolveram um projeto para criar casas flutuantes no Rio Capibaribe e foram selecionados para a competição “Tsinghua-Santander Word Challenges of 21st Century Competition”, na China.

Denominado “Floating House” (casa flutuante, em inglês), o projeto, desenvolvido por Ainara Menezes, Lalleska Araújo, Willian Santos e Nicolau Firmo visa construir casas capazes de flutuar e de se adaptar às condições ambientais do Rio Capibaribe, até mesmo nos períodos de chuvas torrenciais.

“Nossa ideia é retirar as pessoas que vivem nas margens do rio, em comunidades marginalizadas, mas sem destruir a ligação que elas têm com o lugar em que vivem”, explica a estudante Lalleska Araújo.

O evento será realizado entre os dias 14 e 27 de agosto, em Pequim, e vai reunir projetos de estudantes de graduação e pós graduação de vários países do mundo que tenham o objetivo de apresentar soluções para os problemas enfrentados em diversas cidades do globo.

“Demos uma olhada nos outros projetos e o nosso é o único relacionado à questão urbana, porque propomos uma solução para as moradias. Os outros estão ligados a questões ambientais”, explica a estudante Aniara Menezes, uma das desenvolvedoras da ação.

Dividido em três etapas, o projeto busca, primeiramente, retirar e tratar o lixo das margens do Capibaribe para, em seguida, iniciar a construção propriamente dita das casas – usando, inclusive, materiais reutilizáveis encontrados na primeira fase.

Por último, a ideia é realizar workshops para os moradores das casas, buscando conscientizá-los sobre as vantagens do uso de materiais recicláveis nas construções. “Nossa ideia é fazer com que a comunidade seja autossuficiente e mantida pelos próprios moradores”, explica Lalleska.

De acordo com a estudante, o projeto prevê que o abastecimento de água e energia das casas seja feito com auxílio de postos próximos da Prefeitura do Recife. “A ideia é que existam tubulações flexíveis de água e saneamento que sejam abastecidas por estações próximas”, esclarece a estudante.

Ao todo, nove equipes do mundo inteiro participam da competição. Mesmo se o projeto pernambucano não seja o vencedor, os alunos criadores pensam em seguir adiante com a ideia. “Tivemos apoio dos nossos professores e estamos correndo atrás da reitoria e da Prefeitura do Recife para termos mais apoio”, comenta Ainara.

Fonte: G1 pe

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.