Projeto oferece curso gratuito de modelo para idosas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Amor próprio, empoderamento e autoestima elevada na terceira idade. Numa época em que os padrões de beleza são fortemente ligados à juventude, envelhecer com autonomia e satisfação com o próprio corpo, são fatores determinantes para a manutenção da qualidade de vida. Uma temática que despertou a atenção do modelo Leonardo Romanzeira, que motivado pelo desejo de resgatar a autoestima e promover mudanças na vida de mulheres da terceira idade, iniciou o projeto Inter Models, um curso de modelo gratuito para idosas.
Na iniciativa, ao todo 30 mulheres que já alcançaram a chamada “boa idade” participarão, durante três meses, de um curso de modelo gratuito, que visa motivar e embelezar a autoestima delas. O início está previsto para a próxima terça. De acordo com o coordenador do evento, Leonardo Romanzeira, o amor pelo sua avó foi o que o motivou a iniciar o projeto. “A paixão pela minha avó foi meu grande incentivo, acredito que vou poder retribuir a essa classe o mesmo amor que minha avó me deu. Quando vejo as idosas transformadas me sinto feliz e realizado, é até difícil descrever bem a sensação”, contou emocionado.
Em sua sétima edição aqui no Recife, o projeto já conta com fãs de carteirinha. A aposentada Luzinete Castro, 68 anos, é uma delas. Participante de todas as edições do evento, a ex-funcionária pública, agora uma modelo profissional, esbanja simpatia e otimismo na vida que leva. Ela conta que o projeto mudou radicalmente sua vida. “Eu era uma pessoa introvertida, reflexo de um pai e um marido repressor, então o curso deu uma radicalizada na minha vida. Aprendi a ter auto estima, como me portar, como ter postura, como organizar o raciocínio, como falar em público, entre outras coisas. Foi muito importante, quero incentivar outras idosas a vestirem essa camisa”, revelou a modelo.
Para as que já participaram, o gostinho de quero mais, já para as novatas, que pela primeira vez participarão do projeto, a expectativa e desejo de transformar a autoestima. Após enfrentar a dor da perda do companheiro, fruto de um casamento de mais de 60 anos, a artesã Madalena Viana, 84, tenta voltar a viver com entusiasmo. Inscrita no curso, ela relata a esperança de resgatar a auto estima nas aulas de moda. “Depois do falecimento do meu esposo fiquei um pouco cabisbaixa, quero voltar a me cuidar. Gosto de me perfumar, de me vestir e eu mesmo faço minhas roupas, com essa idade se não me vestir bem, se não me perfumar, quem vai olhar pra mim?”, indagou animada.
Sensibilizado com a causa, o idealizador do projeto, descreveu o momento de transformação das idosas, como “mágico”. “Tem pessoas que não sabem por que veio a essa vida, então acho que se Deus me deu o dom de levar um pouco de alegria à vida das pessoas, isso me torna muito feliz e muito grato. Hoje passo a dar valor as coisas mais simples. A transformação delas é um momento mágico, costumo dizer que transformo carvão em diamante, me sinto agraciado por ter a oportunidade de lhe dar com pessoas tão especiais”, desabafou.
As trinta idosas já foram selecionadas e começarão o curso nesta terça. A oportunidade vai trazer vinte disciplinas voltadas para a área da moda, exposição de fotografias das idosas, na conclusão do curso, haverá a eleição da rainha da terceira idade.
Fonte: Folhape
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Até hoje sinto saudades desse curso que nos foi dado por Leonardo Romanzeira
Ter contato com mulheres diferentes
Aprender coisas novas
Se descobrir
Desfile, moda, fotografia, passarela , luzes , aplausos….. tudo de bom
Obrigada Leonardo Romanzeira