Recife define novas regras para postos de combustíveis

1A partir desta quinta-feira (21), a cidade do Recife tem novas regras para o licenciamento, construção e instalação de postos de combustíveis. Uma das novidades é a implantação de locais específicos para entrada e saída de veículos nos estabelecimentos. E apenas nesses dois trechos a prefeitura vai permitir o rebaixamento do meio-fio.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, o disciplinamento é importante para organizar o fluxo de veículos e a circulação de pedestres no entorno dos postos. Os proprietários terão 90 dias – a contar de 21 de janeiro de 2016, com a publicação da Lei nº 18.212/2016 no Diário Oficial – para dar entrada no projeto de regularização junto ao município.

Todos os 209 postos de combustíveis em funcionamento na capital pernambucana terão de adaptar-se às regras, avisa João Braga, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (20), na sede da prefeitura, localizada no Cais do Apolo. Os estabelecimentos que não tiverem condições de ajustar-se serão fechados num prazo de 24 meses, diz ele.

A lei regulamenta questões urbanísticas e ambientais, informa Emília Avelino, assessora da Secretaria de Mobilidade. “Incorporamos as tecnologias modernas existentes e isso permite o funcionamento de postos próximos de rios. Mas é preciso seguir normas de segurança da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da cidade”, afirma.

Pela nova legislação, os estabelecimentos só poderão ser instalados em terrenos de, no mínimo, 900 metros quadrados de área. A fachada não pode ter menos de 50 metros em grandes corredores de trânsito e menos de 30 metros em corredores secundários. Afora isso, os postos devem manter distância mínima de 200 metros de túneis, pontes, viadutos e depósitos de produtos inflamáveis.

Também há restrições para estabelecimentos localizados no setor de preservação rigorosa das Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural (Zeph). Além de análise especial para instalação de posto revendedor flutuante e posto revendedor marítimo, regulamentando o abastecimento náutico.

O diretor-presidente do Sindicombustíveis-PE, Alfredo Pinheiro Ramos, participou da solenidade na tarde desta quarta-feira (20), quando o prefeito Geraldo Julio sancionou a lei, e disse que, agora, os proprietários de postos poderão trabalhar com tranquilidade. “Esperávamos por essa regulamentação há 20 anos”, destaca.

Ele faz, porém, uma observação. “Postos antigos terão de se adaptar às regras, mas há casos de estabelecimentos que foram implantados há anos, em locais onde não havia túneis, por exemplo. Com o desenvolvimento da cidade, os postos tornaram-se vizinhos das passagens subterrâneas. Isso precisa ser analisado”, pondera Alfredo Ramos.

A prefeitura criou regras próprias para a atividade de lavagem de veículos.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.